16 de junho de 2011

Caminhada da Paz Supera Expectaivas

FOTO 04

A VII Caminhada da Solidariedade e da Paz contou com cerca de oito mil participantes, pessoas de todas as idades se fizeram presentes ao evento a fim de lutar pela paz e preservação da natureza.

A multidão começou a se juntar cedo às seis horas já era possível perceber a aglomeração em frente da Paróquia São Francisco de Assis no bairro junco, as seis e meia começou a missa solene no pátio da igreja, conduzindo a celebração o bispo Picos, D. Plinio.

O tema da caminhada - Unidos podemos Salvar a Natureza, a proposta do tema inspirado na campanha da fraternidade 2011, veio fortalecer a conscientização pelo um mundo mais saudável.

Há sete anos a caminhada começa no bairro junco e segue até o centro de Picos, no trajeto a multidão segue o ritmo das canções que vão animando o percurso envolvendo os “caminheiros” como são chamados. Os kits formados por camisetas e bonés brancos, ao lado de bandeiras e faixas, compõem o cenário.

100_5976

No decorrer do percurso, orações, cânticos e muita animação motivaram os fies que caminharam por oito quilometro até a Praça Felix Pacheco, onde crianças, adultos e idosos puderam se reunir. A caminhada chama o povo para que continue a realizar campanha ambientais, alertar e conscientizar as pessoas sobre a valorização do ecossistema do qual fazem parte, bem como sua própria qualidade vida de seus futuros filhos e neto.

A chegada a Praça Felix Pacheco foi por volta das 9:30 da manhã, onde D. Plínio agradeceu a coordenação e a todos que participaram como muito fervor de mais uma edição da Caminhada da Solidariedade e da Paz, logo após acontecerem varias apresentações culturais

À exemplos dos anos anteriores, uma equipe foi montada e ao longo dos últimos meses, veio realizando palestras com temáticas ambiental nas escolas rede publica e privada de Picos.

A cada edição acontece um gesto concreto é outra atitude importante do evento, desde a primeira caminhada em 2005, a quantia arrecadada com a venda dos kits é revertida à sociedade em ação cunha social, já foram feitas: compra de carro para a pastoral da criança, entrega de cadeiras de rodas, construção de centro comunitário no bairro Nossa Senhora Aparecida, e este ano serão destinados aos projetos sociais da Cáritas Diocesana.

100_6003

FOTO 02