21 de junho de 2011

Igreja Católica celebra Corpus Christi

Corpus Cristhi

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII.

A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado, por isso foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Neste Sacramento, no momento da Consagração, ocorre a transubstanciação, ou seja, o pão se torna carne e o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.

Segundo o diácono Francisco de Assis, no Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de Madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

E para comemorar a data a igreja de São Francisco de Assis celebrar uma missa as 19 hora nesta quinta-feira (23) em seguida os fiéis partirão para uma procissão pelas as ruas do Bairro Junco. A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

2 comentários :

Ricardo Moura Borges disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Moura Borges disse...

A Eucaristia não é uma representação de Cristo, nem uma alusão a sua vinda. É o próprio Cristo que se faz presente. É neste momento que a fé se manifesta, afinal, ela nada mais é do que crer naquilo que é invisível. “Bem aventurados o que crêem sem ter visto”.
para os mais descrentes, ainda temos os maravilhosos milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja Católica. A seguir listo os principias:
1 – Lanciano – Itália ano 700
2 -Orvieto – Bolsena – Itália – 1263
3 – Ferrara – 28/03/1171
4 – Offida - Itália
5 – Sena – Itália – 1330
6 – Turim – Itália – 1453
Na Basília de São Francisco, em Sena, foram jogadas no chão 223 hóstias consagradas, por ladrões que roubaram a igreja. Foram achadas entre as esmolas e outros papéis. Guardadas não se estragaram. A partir de 1914 foram feitos exames químicos que comprovaram pão em perfeito estado de conservação.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...