16 de junho de 2011

Pastoral da Juventude

Pastoral da Juventude

Em picos 21 de setembro de 1975 a Igreja Nossa Senhora dos Remédios passa a ser diocese e o bispo na época era Dom Augusto Alves da Rocha, o qual defendia e apoiava os movimentos pastorais, e foi com o apoio do mesmo que no final da década de 80 e inicio de 90 forma-se uma coordenação diocesana da Pastoral da Juventude aqui na cidade de Picos.

Em 2001 é formada uma equipe de apoio para acompanhar os vários grupos que já existiam na paroquia de São Francisco de Assis, tal equipe tinha como objetivo acompanhar o andamento dos grupos de base nas comunidades desta determinada paróquia.

Em 2002, formam uma coordenação Paroquial da Pastoral da Juventude, na Paróquia de São Francisco de Assis, onde os coordenadores eram Marcos André de Moura Souza e Ana Leny Silva Bento Souza; 2003 Adriano Leal Costa; 2004, Glacia Lopes; 2005, Adriano Leal Costa e Elimar Nogueira; 2006, Luclécio Feitosa e Maria Deusenir da Silva; 2007, Luclécio Feitosa e Edna dos Santos; 2008 Laíse Wiliane e Evânia Santana Costa Oliveira; 2009, Elaine Santana Oliveira e Edna dos Santos; 2010 e 2011, Hortência de Moura Costa e Ramone Santos Holanda

Essas coordenações tiveram e têm como atividade permanente o acompanhamento ao grupo de jovens, a Sdc (Semana da Cidadania), DNJ (Dia Nacional da Juventude).

A Pastoral da Juventude é um movimento religioso e social onde ela trabalha com temas relacionados à politicas públicas para a juventude. A Missão é que dá vida e sentido para a pastoral da juventude, pois ela como parte da Igreja Latino Americana, assume a Evangélica opção pelos pobres e jovens e busca descobrir alternativas e propor ações concretas que respondam aos problemas que os jovens vivenciam.

Somos jovens das diversas realidades regionais do país, grupos de jovens motivados pela fé, atuando dentro das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), atuamos também na sociedade inseridos em movimentos sociais, com destaque a participação político-partidária, movimentos populares e outras organizações que lutam em defesa da vida e da dignidade humana.

A pastoral da juventude é organizada a partir da coordenação dos grupos de base, paroquias, dioceses e regionais, ligados à igreja do Brasil e da América Latina.

É uma pastoral de jovens organizada no Brasil, com linha definida e metodologia própria, aberta ao novo acolhimento dos anseios da juventude, garantindo o seu protagonismo, evangelizando de forma inculturada na realidade em que vivemos, ou seja, procuramos cada vez mais construirmos e vivenciarmos a tão sonhada “Civilização do Amor”

1 comentários :

Hortência disse...

Essa Pastoral é uma eterna formadora. Obg PJ por tudo...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...