8 de junho de 2011

Pastoral Familiar




O que é a pastoral familiar?

A Pastoral Familiar atua na formação da pessoa humana e da instituição familiar. A Pastoral Familiar é a ação que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo a evangelização das famílias.

A Pastoral Familiar se destina a toda pessoa, independente de sua situação familiar. Tem o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa. Todos estão incluídos.

Missão

Nossa missão é a evangelização e promoção humana e social da pessoa e da família. É imprescindível realizar articulação, dinamização e orientação de ações em favor da família e da vida humana em todas as suas etapas, desde a concepção até a morte natural, e promover seu acolhimento, promoção e defesa contra qualquer forma de violência.

  • -Viver e crescer na fé e aperfeiçoar-se como comunidade;
  • -Ser santuário da vida;
  • - Ser célula primeira e vital na sociedade;
  • - Ser igreja doméstica e missionária.
  • Objetivo

A Pastoral Familiar tem como objetivo uma adequada e exaustiva evangelização da família para que, educada no amor, ela possa ser transmissora da fé, formadora da personalidade, promotora do desenvolvimento e do senso comunitário. A Pastoral Familiar atua de maneira orgânica, trabalha em sintonia com outras pastorais, movimentos e serviços familiares, presta ajuda a todos e sabe se aproveitar das oportunidades oferecidas ao seu campo específico de ação pastoral.

Como está organizada na paróquia

  • Batismo: Atua na formação de pais e padrinhos como cristãos evangelizadores, apresentando o verdadeiro batismo de Jesus.
  • Pré-matrimonial: atua na preparação para o matrimônio. Tem o desafio de promover a educação continuada para o casamento.
  • Casos especiais: desenvolve serviços de ajuda e promoção das pessoas e das famílias em situações difíceis ou delicadas
  • ECC (Encontro de Casais com Cristo): casais paroquianos com organização de grupo independente, e trabalham em parceria com a Pastoral Familiar.

1 comentários :

Profª Viviane disse...

Olá, gostaria de entrar em contato com o responsável pela Secretaria da Igreja, pois estou precisando do batistério do meu esposo, como moro em Teresina, estamos sem condições de ir até vocês para conseguir este documento. Como faço, me ajudem! Obrigada, meu e-mail: vivianevb2004@gmail.com

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...