18 de julho de 2011

Educação na missão do cristão

A família, a escola e a igreja estão firmados na proposta de harmonizar a criatura, dando-lhe educação por inteiro, para que vidas sejam resgatadas da miséria e da rua em tempo integral.

Evidentemente, o homem é vítima de seu próprio modelo social. É a lei do mais forte. É preciso fazer da família, da igreja e da escola, eficientes oficinas capazes sintonizar o homem com o amor, com Deus e a solidariedade. Incentivada pelo marketing das empresas ávidas por acumular riquezas. A família organizou-se de maneira desumana, para engajar-se no modelo de capitalismo selvagem. Abandonou sua forma original de vida, junto da terra, de onde extraía o sustento, e se instalou no cimento armado. Trocou a horta pelo supermercado, o jardim do seu quintal pela praça, com o direito a ganhar de brinde uma bala perdida. E por onde andam os pais ?

Hoje, os pais andam , na sua maioria, amassados em superônibus, madrugada a dentro, subempregados ou desempregados, remoendo frustrações. A mãe anda assustada, com senso de culpa pela ausência sistemática junto aos filhos. Sobrou para a escola a tarefa fundamental da educação básica.

Todos sabem que a maioria das escolas não está nem um pouco preocupada com a formação de hábitos. Há mal-educados aos montes, por todos os lados. Os efeitos colaterais sociais da falta de atenção, de carinho, de orientação religiosa, vão desequilibrando. (No próximo veremos por onde andam os filhos !)

MARIA DO CARMO AQUINO