29 de agosto de 2011

Diocese de Picos inaugura o Espaço Pró-Vida no bairro Pedrinhas

SONY DSC

A comunidade do Bairro Pedrinhas recebeu na última sexta, 26, o Espaço Pró-Vida, gesto concreto da VI Caminhada da Solidariedade e da Paz realizada pela Diocese de Picos.

Tendo como base o tema da Campanha da Fraternidade 2010, o Espaço será uma oportunidade de colocar a “economia a serviço da vida”, a partir de uma associação de costureiras formada por mulheres de baixa renda.

Antes da inauguração, membros da comunidade participaram da Santa Missa na Igreja Sagrada Família, rezando em Ação de Graças pelo gesto concreto que a partir de agora beneficia diversas famílias do bairro. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Flávio Santiago, Vigário Geral da Diocese de Picos, e concelebrada pelos padres Francisco Pereira Borges, José Walmir de Lima e Carlos Danilo de Araújo.

pós a Missa a equipe da Caminhada da Solidariedade e da Paz, os padres e a comunidade conheceram o salão construído por traz da Igreja, onde a partir funcionará a fábrica de confecção de peças íntimas.

Após conhecer as instalações, houve a benção do ambiente e os pronunciamentos, na oportunidade membros da comunidade se manifestaram falando sobre a alegria de integrar o projeto.

De acordo com Helvídio João, morador do bairro e coordenador da associação, “a expectativa da equipe é colocar no mercado picoense a primeira remessa de peças íntimas produzidas pelas costureiras do Espaço Pró-Vida ainda ainda na segunda quinzena de setembro”, o coordenador agradeceu à equipe da Caminhada por confiar este projeto à comunidade Pedrinhas, e disse acreditar na mudança para melhor a partir do trabalho comunitário.

Para o Pe. Flávio Santiago, Vigário Geral da Diocese e pároco da Paróquia São Francisco de Assis, cuja abrangência inclui o bairro Pedrinhas, este projeto é um sinal de esperança, por se tratar de um gesto concreto fruto da contribuição de muitas pessoas. “Localizado nesta área da periferia de Picos, este projeto vem contribuir com a geração de renda e a melhoria das condições de vida de pessoas da comunidade, então é um sinal de esperança, fruto da partilha e da solidariedade de tantos católicos”, afirma.

SONY DSC

O Vigário Geral ainda acrescentou que as pesquisas indicam que as mulheres são grandes empreendedoras, bastando criar condições em que elas possam dinamizar atividades produtivas. “Aqui nas Pedrinhas as mulheres são a grande força da comunidade e também na vida do bairro, é justo que nós as contemplemos com esta iniciativa de geração de renda e de autonomização econômica”, acrescenta.

Profissionalização

Durante quase três meses 26 mulheres do Bairro Pedrinhas participaram da oficina Confecção de Peças Íntimas realizada pelo Senai. O curso foi dividido entre o Módulo Básico, ministrado pelo Prof. Luclécio de Sousa, e o Módulo Específico, com a Professora Helena Calaça Borges.  O Senai ainda ofereceu todo suporte de máquinas e material para as oficinas, que foram realizadas entre a sede e o salão da Igreja Sagrada Família.

VI Caminhada da Solidariedade e da Paz:

SONY DSC

Com os recursos adquiridos durante a VI Caminha foi possível construir um salão de três cômodos e um banheiro, totalizando 56,8 metros quadrados, onde funcionará o Espaço Pró-Vida. Também foi possível adquirir cinco máquinas com funções diferentes, permitindo todos os tipos de costura e a doação de 3 mil reais para a compra do primeiro material de trabalho.

O Espaço Pró-Vida será uma oportunidade de emprego e renda para 9 mulheres do bairro, ocasionando melhoria de vida e transformações sociais a partir deste gesto concreto.

FONTE – dp15.com