10 de setembro de 2011

A Escola de Cristo e a Escola dos Homens

image

Segundo Ivone Boechat, hoje, fala-se na educação moderna, discutem-se leis métodos que poderiam socorrer os “cansados e oprimidos “da escola dos homens, todavia, os especialistas a estrutura e o funcionamento da escola que Jesus propõe à humanidade”.

O Serviço de Orientação Educacional tem funcionado, na maioria de nossas escolas, como problema; depois, por falta de pedagogia, são transferidas, expulsas, discriminadas, reprovadas e registradas no rol da evasão.

Cristo fez diferença.

Certa vez, o Mestre estava na Galileia e as crianças, como sempre o rodearam, porém, os discípulos (chefes de disciplina) ficaram preocupados e começaram e leva-las para longe. Só que foram severamente advertidos: “Deixei vir a mim as crianças” (Lc. 18: 16).

O conselho de classe de nossas escolas geralmente consiste no encontro periódico do corpo docente para “avaliar” o desempenho dos alunos na aprendizagem. É um julgamento apressado. O aluno é culpado por todo tipo de fracasso. Só ele falhou só ele mora longe, é mal alimentado, não interessou e não aprendeu. Sob a batuta de “especialistas”, vem o resultado, ano após ano: reprovação em massa. O réu é condenado e, se algum professor “bonzinho” erguer sua voz em defesa, quase é massacrado:

- Assim a educação não vai pra frente!

-Você vai aprovar todo mundo?

Cristo fez diferente.

Um dia, Ele estava no templo, ensinando, quando “professores, escribas e fariseus” trouxeram uma aluna em falta grave. Já haviam realizado o conselho de classe entre eles e resolveram reprova-la. Uns citavam artigos da lei de Moises (Lei das diretrizes e Bases da Educação), outros alegavam seu comportamento, porém queriam ouvir a palavra final do Mestre. Perplexos, viram quando Ele se dirigiu não a eles, mas a ela: “Vai e não peques mais” (Jo.8: 11).

MARIA DO CARMO AQUINO

2 comentários :

Ricardo Moura Borges disse...

Interessante a comparaçã entre método pedagogico hodierno com o método de Jesus. Atribuiria apenas uma confirmação de um dos grandes contribuidores nessa area que nos faz refletir:
"Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!"
Paulo Freire

Enio I. Teixeira disse...

Texto de exemplo de comentario

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...