23 de setembro de 2011

Padre Ferdiran toma posse como primeiro pároco de Marcolândia

image

A Diocese de Picos conta agora com 17 paróquias, sendo a paróquia São Cristovão em Marcolândia, a mais recente delas, instalada nesta quinta-feira, dia 22 de setembro, juntamente com a posse do primeiro pároco, Pe. Ferdiram Fontes Mendes.

A Paróquia São Cristóvão é formada pelos municípios de Marcolândia e Caldeirão Grande, que anteriormente pertenciam respectivamente às Paróquias de Simões e Fronteiras.

Um grande número de pessoas esperava com muita animação a chegada do Pe. Ferdiran, que veio acompanhado de seus familiares. A acolhida do novo pároco aconteceu na entrada de cidade, com direito a bandas de música, faixas e bandeiras. Na oportunidade o prefeito Francisco Coelho realizou a entrega simbólica da chave do município, em seguida todos saíram em caminhada até a Igreja de São Cristovão, onde houve a Santa Missa presidida por dom Plínio José e concelebrada por diversos padres da diocese.

Antes da Missa houve a entrega das chaves da Igreja, tendo o novo pároco aberto suas portas e convidado os fiéis a adentrarem o templo sagrado. Durante a Celebração Eucarística foram realizadas as leituras do Decreto de Criação da Paróquia e Provisão de Pároco, em seguida o Pe. Ferdiran fez a sua Profissão de Fé.

Durante a homilia dom Plínio José ressaltou a importância das comunidades não se concentrarem em uma única pessoa, destacou um trecho das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, onde diz que “cada paróquia deve ser uma comunidade de comunidades” e deu as boas vidas ao Pe. Ferdiran, desejando que ele possa dar grandes passos assim como fez na Paróquia de Santa Cruz do Piauí.

Após a homilia houve a Renovação dos Votos Sacerdotais e o Juramento de Fidelidade, em seguida o novo pároco foi convidado a adentrar a Igreja para conhecer o Sacrário, a Pia Batismal e o Confessionário, após este momento recebeu das mãos dos leigos os livros de Tombo, Casamento, Batizado, de Caixa e Inventário. Sendo posteriormente homenageado por um leigo de Santa Cruz do Piauí, onde foi pároco por seis anos, e por uma leiga de Marcolândia. Na oportunidade o Pe. Antonio Mendes se manifestou dizendo que o Pe. Ferdiran está recebendo um grande presente e ao mesmo tempo realizando o sonho de dois municípios que nesta data tornaram-se a Paróquia São Cristovão, destacando a animação das comunidades, o desejo dos fiéis de servir e ajudar na construção do Reino de Deus.

Após a Santa Missa o Pe. Ferdiran recebeu os cumprimentos das pessoas, além dos municípios que formam a paróquia, estavam presentes caravanas de Santa Cruz, Wall Ferraz, Simões, Bocaina e Picos.

FONTE – dp15.com

image