4 de outubro de 2011

Encerrado festejo de São Francisco de Assis

DSC01956

Com o tema: “Os Mandamentos da Igreja” e o lema: “Perseverai na Verdadeira Fé”, terminou nesta terça-feira (04/10) o 29º Festejo de São Francisco de Assis, na igreja matriz do bairro Junco, em Picos (PI).

Durante nove noites, deste o dia 25 de setembro até a segunda-feira, dia 03 de outubro, os devotos do padroeiro foram conduzidos a refletir sobre os cinco mandamentos da Igreja: 1º “Participar da missa aos domingos e dias santos de guarda”; 2º “Confessar-se ao menos uma vez por ano”; 3º “Comungar ao menos pela páscoa da ressurreição”; 4º “Jejuar e abster-se de carne conforme manda a Santa Mãe Igreja” e 5º Mandamento: “Atender as necessidades da Igreja (Dízimo e Oferta)”.

E no início da manhã desta terça-feira (04/10) foi celebrada a missa solene do Festejo, em frente à Igreja Matriz do Junco, presidida pelo Bispo da diocese de Picos, Dom Plinio José Luz da Silva, concelebrada pelo Pe. Flavio Santiago, pároco da paróquia de São Francisco de Assis e a participação dos padres da Diocese de Picos. Milhares de devotos de vários municípios que compõem a macrorregião de Picos assistiram à Santa Missa.

Segundo testemunho de Enoque João, do povoado de Malhada Grande, município de Picos-PI, que é devoto de São Francisco de Assis, sua promessa começou quando aconteceu um acidente em 2007, no qual perdeu uma orelha. Naquele momento ele fez uma promessa ao padroeiro que todos os anos iria participar do festejo vestindo marrom; também entraria de joelho na igreja até o altar. “Todos os anos eu cumpro essa promessa”, enfatiza Enoque.

Enoque João

No final da tarde desta terça-feira (04/10), aconteceu a Caminhada da Vida, que teve início no Bairro DNER, saindo da Capela de Nossa Senhora das Dores até a Igreja Matriz do bairro Junco, onde foi celebrada a missa de encerramento do festejo 2011. Na procissão houve momentos de reflexão sobre a violência no trânsito e foram lembradas algumas pessoas vítimas de acidente,

O padre Flávio Santiago, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, enalteceu a participação de todas as pessoas que contribuíram direta e/ou indiretamente nos preparativos do festejo e agradeceu a presença dos devotos durante todo o novenário e as celebrações do dia 04 de outubro.

Após a missa, houve o arreamento da bandeira do Festejo e, em seguida, o tradicional rifão, que teve como ganhadores Fábio José, morador do bairro Junco, contemplado com a Atena Parabólica e receptor; Maria Júlia, de Valparaíso, município de Picos, ganhadora da bicicleta; Maria Hosana, do bairro Junco, que ganhou o micro-ondas; e Maicon do grupo de Acólitos do Bairro Junco, foi contemplado com um telefone celular com dois chips.

DSC01931

DSC02050