19 de outubro de 2011

Projeto Capoterapia atende pessoas da 3ª idade no bairro Junco

02.09.11 (2)

Com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida está sendo desenvolvido o projeto Capoterapia em Picos, na Paróquia de São Francisco de Assis, pelo Educador Físico e Capoterapeuta Denis Costa. Acontece nas quartas-feiras às 07:00h da manhã,com a participação dos idosos do Bairro Junco e arredores.

É uma terapia utilizando elementos da capoeira adaptada para pessoas da terceira idade, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais da clientela.

A Capoterapia, em particular, trabalhada na perspectiva de respeitar as condições físicas próprias da terceira idade, pode se converter num eficaz meio de valorização da vida social dos idosos, fazendo do seu ambiente um pólo catalisador e irradiador de cidadania.

02.09.11

Cada encontro é chamado de vivência, que corresponde:

.Alongamento;

. Maculelê;

. Terapia do Riso;

. Terapia do Abraço;

. Hidrocapoterapia;

. Caminhadas Temáticas;

. Relaxamento.

As vivências de Capoterapia são acompanhadas de músicas, palmas e movimentos ritmados, onde os praticantes, coordenados pelo capoterapeuta, criam um ambiente descontraído e motivador do movimento.

O projeto trilha uma corrente da medicina que considera a importância do bom humor e dos sentimentos positivos na prevenção e no tratamento das moléstias e até mesmo como fator de recuperação de pessoas vitimadas por moléstias graves.

Tem-se como objetivo estimular a prática da capoeira na terceira idade, como terapia revitalizante e socializante, superando as limitações físicas e bloqueio emocional advindo da baixa estima e da desarmonia com a natureza.

Enfim, com a prática da Capoterapia, a terceira idade vem se sentindo mais útil, independente, com mais esperança e vontade de viver, mais auto-estima, com maior vitalidade e disposição, tornando-se seres mais saudáveis, sociáveis e felizes.

Esta prática vem proporcionando bem estar, além de, em alguns casos, diminuição do peso corporal, aumento da flexibilidade, aumento da resistência e diminuição do uso de medicamentos.

“Saúde não é tudo, mas tudo não é nada sem saúde.” (Schopenhaver)

02.09.11 (3)

01.10.11 (2)