25 de novembro de 2011

1º Domingo do Advento - Vigiai, pois o Senhor virá

advento

Na escola do presépio…

A Família de Nazaré baseia-se e funda-se na rocha firme do amor. É aí que começa o presépio, depois, claro está, da amorosa iniciativa de Deus, de escolher José e Maria, para serem a família terrena de Jesus. Maria e José, porque vigilantes e atentos um ao outro e à voz de Deus, contribuem de forma especialíssima para a concretização da História da Salvação.

A Palavra de Deus é desafio constante à vigilância. “Vigiai” é imperativo que nos inquieta e nos compromete. Num primeiro momento, podemos ver esta vigilância de que nos fala o

Evangelho de Marcos, como preparação para o nascimento. Em sentido mais lato, esta vigilância diz respeito a toda a vida cristã: é virtude por excelência da vida do cristão.

Na vida de hoje…

Vigiai, vigiai, vigiai! Maria e José apresentam-se-nos como exemplo perfeito para a família dos nossos dias, uma família em constante vigilância, confiante em Deus e fazendo do Amor o alicerce das suas vidas. A total entrega do casal, um ao outro, e o seu comprometimento com Deus, fazem com que aconteça o presépio doméstico. O presépio, esse, não é nada mais do que, um marido e uma esposa que se respeitam, que se ajudam, que rezam em família, que sabem perdoar e em quem os filhos podem “beber” o Amor e dar testemunho dele. O Amor é a Base da Família!

Deus vai mais longe e alerta-nos que apenas com bases sólidas, valores e testemunho nos sítios onde estamos, estudamos, trabalhamos e nos divertimos, podemos dar um passo em frente e avançar, porque afinal se estivermos alerta, Deus pode sussurrar a qualquer instante…

A nossa missão é estarmos atentos para O reconhecer quando Ele nos bater à porta. Precisamos de estar alerta aos sinais do amor, no seio da nossa família, para sermos verdadeira “igreja doméstica”.

Na Bíblia… para rezar…

Is 63, 16-19; 64, 2-7 | 1 Cor 1, 3-9 | Mc 13, 33-37

Estai alerta; Vigiai.

Não sabeis a hora nem o momento…

«Vigiai, portanto, visto que não sabeis quando virá o dono da casa:

se à tarde, se à meia-noite,

se ao cantar do galo, se de manhãzinha;

não se dê o caso que, vindo inesperadamente,

vos encontre a dormir».

Senhor, pedes-nos que vigiemos, que estejamos alerta e que demos testemunho de Amor e, no entanto, quantos de nós estamos cegos e surdos, adormecidos e quietos.

Que o Advento que agora iniciamos, nos leve a um compromisso que seja pequeno, possível e para fazer aos poucos:

Ouvir a Tua voz! Queremos ouvir a Tua voz!

Que o nosso lar esteja rodeado de Amor para melhor acolhermos o Salvador que nasce!

Na construção do presépio…

Colocamos no nosso presépio a CASA ou a CABANA, porque é a base do presépio, tal como o Amor é a base da família que vigia.

Fonte: António Francisco dos Santos - Bispo de Aveiro

1 comentários :

Profª Viviane disse...

Preciso falar com os responsáveis pela Secretaria da Paróquia, como faço?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...