30 de novembro de 2011

2° Domingo do Advento – Arrependimento e Conversão

velas2 

Na escola do presépio…

João Batista é o “Precursor”, ou seja, é aquele que prepara a vinda do Messias. O próprio Jesus, mais tarde o elogiará dizendo que “entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior que João Batista” (Mt 11, 11). A sua missão é aplanar e preparar o caminho do Senhor. Podemos vê-lo como o “apresentador” do Messias. João ensina-nos, por meio do seu batismo depenitência, que nos devemos purificar, a fim de nos convertermos, ou seja, de voltarmos, de novo, o nosso coração para Deus.

Na vida de hoje…

Preparar o caminho do Senhor, segundo o desafio da Palavra de Deus, no Evangelho de Marcos, exige de nós uma mudança interior, que nos leve a aceitar Deus como nosso Mestre, Pastor e Guia. A vertigem e a corrida da vida diária podem afastar-nos do desejo de mudança e de conversão. Podem levar-nos até a desacreditar na esperança desta luz nova e refulgente que está para chegar. Ter fé e acreditar está ao alcance de todos nós, como seres individuais e como família. A família é suporte e apoio da felicidade humana, porque nos transforma e nos ajuda nesta caminhada de preparação para receber o Salvador. Para isto, também como família, precisamos de fazer um esforço de purificação e de conversão, abrindo as portas e janelas do nosso coração.

Na Bíblia… para rezar…

Is 40, 1-11 | 2 Pd 3, 8-14 | Mc 1, 1-8

João Batista No deserto, João pregava o arrependimento e a conversão.

“Apareceu João Batista no deserto, a proclamar um batismo de penitência para remissão dos pecados”.

Senhor, exiges de nós um esforço de purificação, de memória e de coração.

Queres que mergulhemos no íntimo do nosso “eu”, para que nos encontremos e Te encontremos a Ti.

Estamos prontos para fazer essa viagem ao interior do nosso coração. Prontos a abrir portas e janelas, a deixar entrar a Tua voz desafiante.

Queremos preparar a vinda do Messias, do Teu Filho Único.

Queremos que Ele venha a nós para que nós possamos ir a Ele!

Queremos mergulhar na fonte do nosso Batismo e reatualizarmos, a cada dia, a nossa conversão.

Na construção do presépio…

Colocamos no nosso presépio a ÁGUA, porque é o sinal que aponta o nosso Batismo e nos recorda a necessidade de purificação e de conversão permanentes.

Fonte: CAMINHADA DE ADVENTO-NATAL 2011/2012

Antonio Francisco dos Santos

Bispo de AveiroSão Francisco

Venha participar do 2º Domingo do Advento na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis, bairro Junco.  Próximo domingo 04 de dezembro.

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...