29 de novembro de 2011

Pascom avalia a caminhada e marca encontro de formação para 2012

image

Reunidos em Picos no sábado, dia 26, os representantes da Pastoral da Comunicação nas paróquias, acompanhados pelo Bispo Diocesano, dom Plínio José, e o Pe. Carlos Danilo, Coordenador Diocesano da Pastoral, fizeram uma avaliação sobre caminhada da Pascom ao longo do ano de 2011, tendo como destaque a criação dos blogs paroquiais e a implantação da Web TV Diocese.

Na oportunidade, os representantes destacaram os avanços e as necessidades no campo da comunicação, como na Paróquia São Sebastião, em Patos, que segundo Ana Patrícia Silva ainda precisa instalar a Pascom, levando formação para um grupo de pessoas que se tornarão responsáveis pela comunicação entre os grupos, pastorais e comunidades, além da integração com as outras paróquias e a Diocese.

Em Betânia, a leiga Carmen Lúcia destacou a recente criação da Pascom, que conta com a participação de membros de quase todas as pastorais da paróquia, também ressaltou o programa de rádio “Igreja Viva”, cuja programação diária obteve uma resposta positiva dos paroquianos que agora se sentem mais informados sobre todas as atividades da Igreja.

Em Itainópolis, Maria Rozimar da Silva falou sobre a necessidade da implantação da Pascom, destacou que a Paróquia Sagrado Coração de Jesus conta com dois programas diários na rádio local, no entanto, ainda vê a necessidade de despertar nas pastorais o desejo pela utilização desses espaços tendo em vista a importância de divulgar e partilhar as ações da Igreja, bem como utilizar os meios para evangelização.

A Paróquia Senhora Santana, em Ipiranga, através do jovem Josino Pinheiro de Araújo Neto, destacou a organização da juventude em setores, sendo um deles dedicado à comunicação, manifestou o desejo de implantação da Pascom e ressaltou a utilização do rádio e também das redes sociais na divulgação das ações da Igreja.

Na Paróquia São Simão, Hugo Júnior destacou a participação de membros de diversas pastorais nas ações da Pascom, informou que a Paróquia está trabalhando pela estruturação da pastoral, desde os equipamentos até a formação dos leigos.

Josimar Santana da Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Junco, informou que a Pastoral da Comunicação foi implantada há 6 anos, que atualmente conta com 11 membros e tem como principal preocupação a integração de todas as pastorais e comunidades, acrescentou que por 4 anos tiveram o rádio como veículo de comunicação oficial, agora contam com um site, meio que gerou uma revolução da paróquia e em apenas dois meses atingiu cerca de 30 mil acessos.

De acordo com o jovem Antonio Rocha, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Bocaina, conta atualmente com três rádios diferentes para a transmissão da Santa Missa na sede e nas cidades de São Luís e São João da Canabrava.

Todos os participantes colocaram como ponto positivo a chegada da Web TV Diocese e a inovação da Web Rádio, facilitando as transmissões das Missas nas Paróquias e fazendo chegar o som e a imagem dos eventos realizados aos pontos mais distantes do país e até ao exterior. Também enfatizaram a força da Rádio Educativa de Picos como veículo de comunicação transformador, que democraticamente vai até as paróquias, divulga as ações das comunidades e abre espaço para todos.

Entre as atividades planejadas, está a realização de um encontro de comunicação diocesano, marcado para acontecer em Picos nos dias 14 e 15 de abril, com oficinas sobre a Produção de Notícia para Web, Fotografia, Técnicas para Web TV, Missa para o Rádio, Comunicação e Liturgia, entre outras. Também foram marcadas formações para as paróquias presentes na reunião, com data a confirmar pelos párocos.

Na oportunidade, dom Plínio José ressaltou o valor das transformações ocorridas no campo da comunicação durante o ano de 2011, como a criação do novo site www.dp15.com, a chegada da Web TV e Web Rádio,  a presença da Diocese de Picos nas redes sociais Facebook e Twitter, e a criação de blogs por parte das paróquias, também acrescentou que o trabalho dos agentes comunicadores da Pascom deve se assemelhar ao trabalho das formigas, que vencem todos os obstáculos encontrados pelo caminho e nunca desistem de chegar até o ponto desejado.