15 de novembro de 2011

Dízimo: Expressão de fé e amor

image

A Pastoral do Dízimo da Paróquia São Francisco de Assis, desenvolve um trabalho missionário a serviço da ação evangelizadora da Igreja. Através da atuação dos seus membros, busca-se, com base na Palavra de Deus, conscientizar a comunidade paroquial acerca do verdadeiro sentido do dízimo, reconhecendo a bondade divina e suas maravilhas, no dia-a-dia, permitindo ao povo expressar sua obediência à Palavra de Deus, possibilitando aos fiéis manifestar louvor e gratidão a Deus, através do Dízimo, uma opção pastoral paroquial.

Dízimo, expressão de fé

1- O que é Dízimo?

O dízimo é sinal de gratidão, devolução generosa, partilha consciente e contribuição responsável.

2- Em que sentido podemos afirmar que o dízimo é Sinal de Gratidão?Podemos afirmar que o dízimo é Sinal de Gratidão quando fazemos dele uma expressão de reconhecimento ao Deus que dá a vida e a mantém. O dízimo, quando oferecido de coração agradecido, torna-se oração de ação de graça.

3- Em que sentido podemos afirmar que o dízimo é Devolução?Podemos afirmar que o dízimo é Devolução quando fazemos dele uma das expressões de nosso louvor ao Deus que é, em tudo, bondade e misericórdia. O dízimo, quando oferecido com generosidade, torna-se devolução a Deus do que a Deus pertence.

4- Em que sentido podemos afirmar que o dízimo é Partilha?

Podemos afirmar que o dízimo é Partilha quando fazemos dele uma expressão de nossa comunhão com Deus e com a comunidade. O dízimo, quando oferecido com consciência, torna-se partilha que gera fraternidade.

5- Em que sentido podemos afirmar que o dízimo é Contribuição?Podemos afirmar que o dízimo é Contribuição quando fazemos dele uma expressão espontânea e responsável de nossa participação na vida de uma comunidade de fé. O dízimo, quando oferecido com fé, torna-se instrumento de construção da comunidade e, conseqüentemente, meio privilegiado de evangelização.

Dízimo sem fé não é dizimo: é pagamento. E a Igreja não é um supermercado de graças onde os cristãos negociam com Deus. Deus não vende nada: Ele oferece tudo gratuitamente. Dízimo e fé são inseparáveis. Quem “paga” o dízimo age como se deus pudesse ser comprado; quem devolve o dízimo oferece a Deus um pouco do tudo que a Deus pertence.

Para se tornar um dizimista é muito simples. Procure os zeladores da pastoral nas missas ou na Secretaria Paroquial. O dia da coleta do dízimo em nossa Paróquia é sempre no terceiro domingo de cada mês.