7 de dezembro de 2011

Diocese de Picos articula jovens para a Passagem da Cruz e Ícone da JMJ por Picos

image

Jovens da Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil e Projeto Adolescendo estiveram reunidos no último sábado com dom Juarez Silva, Bispo Diocesano de Oeiras, e dom Plínio José, Bispo Diocesano de Picos, para tratar sobre a passagem da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que passam pela Diocese de Picos entre os dias 19 e 21 de março.

Desde 1985 a Cruz e em seguida o Ícone percorrem o mundo com o lançamento da Jornada Mundial da Juventude pelo Papa João Paulo II. No Brasil essa peregrinação teve início em setembro, e até a JMJ 2013 deve ter percorrido todas as dioceses do país, como preparação e mobilização para a primeira Jornada Mundial da Juventude no Brasil.

Neste intuito de mobilização, dom Juarez Silva, Bispo Referencial da Juventude, e os Assessores da PJ estão visitando todas as dioceses do Piauí com a finalidade organizar essa passagem pelo Regional Nordeste IV, bem como de partilhar as experiências e saber como anda a evangelização da juventude em cada diocese.

“O Papa Bento XVI no dia 23 de agosto proclamou que a próxima Jornada Mundial da Juventude será aqui no Brasil, no Rio de Janeiro, e terá como tema ‘Ide por todo mundo e fazei discípulos meus’, então, nós já nos preparamos para celebrar essa grande jornada que será em julho de 2013, e nos preparamos agora para a visita destes dois grandes símbolos ao Regional Nordeste IV da CNBB, que é o estado do Piauí, que acontece de 11 a 31 de março do próximo ano, e na Diocese de Picos de 19 a 21 de março, portanto, esse deve ser um momento de grande evangelização, de celebração, de estudo e reflexão a respeito de nossa fé cristã e a respeito do evangelho na vida da juventude e da juventude no coração do Evangelho”, afirma.

A Cruz e o Ícone entram no Piauí pela Diocese de Parnaíba, recebendo da Diocese de Tianguá -CE, em seguida passa pela Diocese de Campo Maior, Arquidiocese de Teresina, até no dia 19 de março ser entregue à Diocese de Picos, na cidade de Ipiranga, permanecendo durante três dias. Picos entrega para a Diocese de Oeiras, por conseguinte para a Diocese de São Raimundo Nonato, em seguida para a Diocese de Bom Jesus, encerrando a passagem pelo Piauí na Diocese de Floriano, que repassa os símbolos da JMJ para a Diocese de Caxias no Maranhão.

De acordo com dom Plínio José, Bispo Diocesano de Picos, é esperado que essa passagem não aconteça apenas com a expectativa de ver uma cruz e um quadro, mas que seja um sinal que aponte Jesus Cristo no caminho da juventude. “Nós esperamos que a partir desse evento a nossa Diocese cresça muito mais na atenção para com os jovens, que eles se sintam acolhidos e participantes da Igreja, assumindo seu verdadeiro papel de discípulos missionários”, afirma.

A programação dos três dias de permanência da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora na Diocese de Picos será concluída durante uma reunião no próximo sábado, dia 10 de dezembro.

image

FONTE – dp15.com