31 de janeiro de 2012

PJ realiza Congresso Diocesano e 1ª Formação para a Missão Jovem de 2013

image

A Pastoral da Juventude (PJ), da Diocese de Picos realizou entre os dias 28 e 29 de janeiro o Congresso Diocesano e primeiro encontro de capacitação em preparação para a III Missão Jovem que será realizada em 2013. O encontro aconteceu no Centro Diocesano de Treinamento – CTD e contou com a presença de representantes de todas as paróquias e áreas pastorais.

O Congresso teve início às 8h do sábado com a mística de abertura realizada pelo Coordenador Regional e Diocesano da PJ, Robério Portela, e logo após foi servido o café da manhã.  Dando continuidade ao encontro, os jovens se dirigiram para o Auditório Dom Hélder Câmara, onde o Diácono Francidilso Silva apresentou os objetivos e as motivações para a Diocese preparar a III Missão Jovem.

Para Francidilso a Missão Jovem é um mutirão de jovens que conseguiram fazer a experiência de Jesus, que se encantaram com essa experiência e que agora se juntam a outros jovens e vão evangelizar. Durante sua explanação, o Diácono falou também sobre a passagem da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, que acontecerá nos dias 19 a 21 de março na Diocese de Picos.

Francidilso Silva lembrou que a Passagem da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, é um evento internacional, e que  “na nossa Diocese será uma preparação espiritual para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro em 2013. Desde já todos os jovens são convidados a fazer essa experiência” disse.

No que diz respeito à 3ª Missão Jovem, que será realizada de fevereiro a outubro de 2013 na Diocese de Picos, a Ir. Liliane Oliveira, Assessora Diocesana da PJ, informou que esta capacitação constitui a fase de Pré-Missão e está dividida em três encontros.

“O primeiro encontro tem por objetivo situar os jovens na temática da Jornada Mundial, que tem por Lema: ‘Ide e fazer discípulos meus todas as nações’, aprofundando o tema da missão. A segunda formação, que acontecerá em maio de 2012, aprofundará a Espiritualidade Missionária e a 3ª irá trabalhar com a capacitação das lideranças, dos nossos missionários”, afirma.

Ir. Liliane acrescenta que o projeto de realizar a III Missão Jovem na Diocese de Picos também está dividido em três etapas:

A primeira etapa é a pré-missão, onde será realizada uma formação continuada com os representantes de todas as paróquias, bem como as pré-missões nos Zonais.

Em 2013 será acontecerá a  III Missão Jovem, que irá acontecer em todas as paróquias e simultaneamente nos zonais, durante todo o ano de 2013, iniciando em fevereiro e indo até outubro, encerrando com a Romaria da Juventude em Picos. Em 2014 será feita uma pós-missão  para avaliar a Missão Jovem  e promover a capacitação as novas lideranças.

Sobre o Congresso Diocesano, Robério Portella, Coordenador Nacional da PJ para o Regional Nordeste IV, acredita ter sido um evento diferente, “tivemos a oportunidade e conseguimos, pela primeira vez enquanto Pastoral da Juventude, reunir jovens de todas as paróquias da nossa diocese, refletindo assim o apoio e o abraço do clero e dos leigos à realização da 3ª Missão Jovem da Diocese de Picos. Foi um dia e meio de muita animação, mística e intenso estudo, abordando o tema da JMJ/2013 e o estudo sobre a teologia da cruz, norteando para a preparação da passagem da Cruz da JMJ em março deste ano por nossa diocese”, pontua.

image

FONTE – dp15.com