24 de fevereiro de 2012

QUARESMA, TEMPO DE ORAÇÃO, JEJUM E PENITÊNCIA.

 

image

O papa Bento XVI sabiamente coloca a preocupação do cristão para com o outro, salientando para “ prestarmos atenção uns aos outros”, com “ preocupação concreta pelos mais pobres”. Sabiamente o a C F 2012, coloca essa preocupação pelos mais fragilizados, ao ressaltar a saúde publica, que infelizmente encontra-se doente. Sabemos muito bem as condições precárias que se encontram os hospitais públicos, e outros departamentos ligados à saúde publica.

Nesse período conhecido como Quaresma que teve inicio na Quarta-feira de cinzas e terá termino na quarta feira da Semana Santa, somos convidados a refletirmos profundamente objetivando a conversão espiritual. Pelo evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, vemos três meios de ação para aproximarmos da meta, são elas: a oração, a penitência e a caridade. O JEJUM é visto pelo cristão católico como maneira de educar-se no sentido de privação de algo e reverter em serviços de amor e praticas de caridade. A ORAÇÃO é enfocada de maneira mais intensa, pois nas palavras de nosso pároco padre Flavio Santiago: “Católico que é católico reza todos os dias”, portanto na quaresma devemos nos voltar mais ainda para a oração, procurando a presença do nosso bom Deus em nossas vidas.

E por fim a CF de cada ano, nos trás questões sociais pertinentes em nosso meio. A campanha da fraternidade se torna um instrumento para desenvolver esse espírito quaresmal, a partir de uma realização de uma ação comunitária, tornando-se assim a verdadeira PENITÊNCIA que Deus quer em preparação da Páscoa do Senhor.

Sejamos, pois, atentos a voz do Senhor que nos convida nesta Quaresma a sermos mais próximos Dele, através da oração, do jejum e da penitencia.

Oração

Senhor Jesus vos pedimos as disposições externas e internas para podemos vivenciar esse período Quaresmal que ora se inicia, e que intensificados nesse período possamos cada vez mais sentir a essência de Deus que é o amor. Amor este que se torna visível quando nos preocupamos de forma sadia com o outro que esta a precisar de ajuda. Amém

                                                                                                                                                                                    

RICARDO DE MOURA BORGES – FORMADO EM FILOSOFIA PELO ICESPI E ATUALMENTE CURSANDO HISTÓRIA NA UFPI.

1 comentários :

Leomara Borges disse...

Sábia palavras! o tema da CF 2012 foi muito bem colocado,tema este que é de suma importância, foi muito bem escolhido. A saúde publica precisa e muito de grandes melhoras a curto prazo.. E essa mensagem serviu-me de reflexão.. Sinto-me bem mais fortalecida para vivenciar esse tempo tão importante, a Quaresma.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...