31 de março de 2012

As Parábolas de Jesus

image

As parábolas de Jesus sempre nos trazem algo de novo, sempre nos remetem a realidade do Reino, e nos proporcionam um relacionamento próximo com Deus nosso Pai. Em contraposição ás parábolas temos os mitos que nos são repassados para nos propor um sentido moral de vida. São inúmeros os mitos que conhecemos, mas estes são remetidos a estórias fantasiosas onde os personagens são detentores de poderes divinos, e que de certa forma são castigados por divindades ou são contrários aos pensamentos destes, como é o caso de Hercules, que desafia os deuses do Olímpio, e usa de sua força descomunal para ajudar os homens. Esses mitos remetem a uma visão moral da sociedade, mas possuem apenas esse caráter moralista e interpretativo da visão de mundo.

Nas parábolas vemos uma diferenciação enorme, pois estas são exemplos do cotidiano para explicar as realidades que ainda a mente humana não compreende. Esse método pedagógico de Jesus faz com que o homem inserido em um espaço e um tempo compreenda a grandiosidade do Reino de Deus. Temos inúmeras parábolas que nos remetem as realidades do Reino. Estas por sua vez trazem uma reflexão moral para o homem, tal como os mitos, contudo colocam o homem a uma compreensão profunda com a vontade do Pai, que é colocar o homem em seu Reino.

Assim o Reino de Deus se faz compreensível na mente humana, e é a partir desse momento que o homem na sua humildade, e fragilidade consegue procurar esse Reino proposto por Jesus. Ora se Jesus, remete ao cotidiano para explicar o Reino, então o homem vê que este Reino não esta em coisas distantes de sua realidade, não está nas formulas mágicas, nem em montes, nem através da realização de coisas impossíveis para os homens, mas sim no cotidiano do homem. O Reino de Deus esta no próprio coração do homem.

Oração

Senhor Pai de Bondade vos pedimos por meio de vosso Filho as disposições internas e externas, para compreendermos as parábolas de vosso Filho, e buscarmos com amor e dedicação o Vosso Reino. Amém.

image

RICARDO DE MOURA BORGES – FORMADO EM FILOSOFIA PELO ICESPI E ATUALMENTE CURSANDO HISTÓRIA NA UFPI.

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...