13 de março de 2012

A BUSCA PELA VERDADE

image

A cada momento de nossas vidas somos interpelados, por diversos questionamentos, que por muitas vezes as respostas para estes ficam obscuras, por diversas informações que nos chegam a cada momento. Vivemos assim, o momento existencial, em que: “Somos muito informados e pouco formados”. Muitos dizem que o homem hodierno se encontra em uma perca da Verdade, tirando a seguinte conclusão: “Não existe a Verdade, o que existe são verdades”. Será que o velho Karl Marx teria razão ao afirmar: “Tudo que é sólido pode se fragmentar no ar”?

Nesse paradoxo de Marx vemos uma característica do homem pós-moderno. A fragmentação daquilo que um dia foi verdade, ou seja, o homem moderno via na ciência a resolução ou a salvação para todos os males que o afligiam, contudo sabemos dos grandes malefícios que as guerras proporcionaram, e desde esse momento o homem, encontra-se fragmentado. Sabemos, que um dos males do nosso tempo é a depressão ou a chamada crise existencial, que é dada por essa perca da verdade, ou do sentido da vida. Isso nos trás uma desconstrução daquilo que tínhamos como Verdade absoluta.

Já na antiguidade existia essa preocupação pela busca da Verdade, e é interessante como esta está ligada á luz. O filósofo grego Platão certa vez disse: “Podemos facilmente perdoar uma criança por ter medo do escuro; a tragédia é quando um adulto tem medo da luz”. Veja como o escuro está ligado a aquilo que nos dá medo, que impossibilita o acesso da Verdade, e em contraposição vemos a luz onde o escuro se esvai, ou seja, o conhecimento toma lugar e assim a Verdade, liberta o homem do medo e da escuridão.

Como cristãos católicos sabemos perfeitamente, quem é a Verdadeira Luz, que ilumina as trevas do nosso coração, e dissipa o pecado. É fundamentado nessa Verdade, que o homem pós- moderno cristão católico, enfrenta as fragmentações de verdades e solidifica ainda mais a Verdade incontestável que está na pessoa do Cristo Salvador. E como se aproximar da

luz? Caro leitor, penso que para se aproximar da luz devemos ser filósofos cristãos, que questionam em busca da Verdade. Em Jo 3, 19- 21, vemos esse convite de nos aproximarmos da luz a fim de conhecemos a Verdade. Nessa Verdade que alimenta tanto o conhecimento racional, quanto nosso espírito fazendo com que nos solidifiquemos no reino de Jesus.

Oração

Senhor, nós vos agradecemos pelo dom da Vida, e vos pedimos por intercessão de São Francisco de Assis, o dom do discernimento e da sabedoria, para podermos nos apoiar na solidez da Sua Palavra, afim de não sermos abalados por verdades passageiras, mas sim firmamo-nos na Verdade que nunca passa. Verdade que ilumina o nosso coração e dissipa as trevas da depressão e das crises existenciais. Amém.

            image

RICARDO DE MOURA BORGES – FORMADO EM FILOSOFIA PELO ICESPI E ATUAMENTE CURSANDO HISTORIA NA UFPI.

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...