24 de março de 2012

A presença dos Símbolos em nosso meio

 

image

Vivenciamos recentemente a peregrinação dos símbolos representados pela cruz e a imagem de Maria, em nossa rica diocese. Interessante perceber como o símbolo faz parte daquilo que em muitas vezes não consegue ser exprimido nem por gestos e nem palavras. Esse inefável faz parte do ser humano, que coloca os símbolos para exprimirem sua fé, sua devoção, seu amor ao divino. O termo símbolo tem sua origem no grego (symbolon), e serve para designar um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato por força de convenção. Um exemplo bem claro é a cruz que representa o Cristianismo, porque ela é a parte de um todo que é a imagem do Cristo morto.

Vimos a imensidão de pessoas, a observar e admirar os símbolos e é admirável como pessoas de todas as idades e ate de outras denominações religiosas estavam a prestigiar esse acontecimento tão importante. O que me impressionou foi como isso repercutiu na vida de nos cristãos católicos. Inseridos em uma realidade onde muitas vezes dá-se a perceber a pouca fé, através do egoísmo, das injustiças, do medo, do ceticismo em relação ao cristianismo e de outros fatores nos surpreendemos ao ver pessoas se aproximarem em um gesto tão simples e olharem para um símbolo que muito diz a cada individuo.

Os símbolos tem por sua vez grande significado, pois eles resgatam aquilo que é essencial no ser humano, que é o amor pelo divino, pelas sensibilidades que muitas vezes esquecemos pela dureza do dia-a-dia. Como católicos somos interpelados a cada símbolo cristão que nos aparece, a saber, de forma mais profunda que não estamos sozinhos, mas que Cristo o nosso Senhor e Salvador esta em nosso meio para nos auxiliar em nossas adversidades. Através dos símbolos cristãos se comprova a passagem bíblica de Mt 18, 20:” Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. Assim os símbolos são sem duvida uma riqueza, pois estes como matérias remetem o cristão católico para a realidade espiritual.

Oração

Bom Deus, nós vos agradecemos por nos mostrar o seu amor nas coisas simples da vida, e te pedimos ó Bom e eterno Pai que por meio do seu filho sejamos sempre mais atentos aos símbolos que nos são apresentados para podermos entrar na dinâmica do vosso Reino. Que Maria a mãe do Filho de Deus esteja sempre a nos abençoar . Amém.

image

RICARDO DE MOURA BORGES - FORMADO EM FILOSOFIA PELO ICESPI E ATUALMENTE CURSANDO HISTÓRIA NA UFPI.

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...