21 de abril de 2012

Cáritas Regional realiza encontro sobre o enfrentamento das situações de risco no Piauí

image

A Cáritas do Regional Nordeste IV realizou durante os dias 19 e 20 de abril um encontro no Centro Guadalupe, em Teresina, para discutir a atual situação política, social e econômica do estado, agravada pela estiagem prolongada, que já atinge 85 municípios do Piauí, entre eles os da macrorregião de Picos.

Participam do encontro os representantes da arquidiocese de Teresina, das diocese de Bom Jesus, Parnaíba, Campo Maior, Floriano, e Picos, representada pelo Pe. Flávio Santiago, Vigário Geral da Diocese.

Durante a quinta-feira, 19, José Magalhães, Coordenador do Trabalho de Emergência da Cáritas Nacional, comunicou a aprovação e a publicação da Lei 12.600, de 10 de abril de 2012, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Segundo o coordenador, esta lei provoca os agentes da Cáritas a melhor organizar a ação da Igreja no enfrentamento das situações de risco e abre espaços para que se cobre dos poderes públicos a elaboração de um plano que determine concretamente a ação dos estados e dos municípios na prevenção e no enfrentamento dos desastres naturais.

Adonias Moura, agente da Cáritas Regional, que acompanhou "in loco" a ação da Igreja e do Estado no socorro às vítimas das enchentes, apresentou um diagnóstico sobre o atual quadro de estiagem que se verifica no Piauí, e lamentou que as ações dos gestores públicos sejam insuficientes e até inexistentes, para mitigar o sofrimento das populações do semiárido piauiense.

As informações e discussões vivenciadas no encontro servirão para a Cáritas Diocesana organizar o fórum sobre a seca, que atualmente se verifica em todo o território da Diocese de Picos, e que acontece no dia 09 de maio no Centro de Treinamento Diocesano - CTD. Este fórum será antecipado pela realização dos encontros paroquias e de áreas para tratar da situação da seca nos municípios da Diocese.

image

Fonte e fotos: Pe. Flávio Santiago