15 de abril de 2012

A SANTA PROPAGADADORA DA MISÉRICORDIA

image

Falar sobre a festa da misericórdia implica necessariamente salientar a ferramenta usada por Deus para propagar a misericórdia. Vejamos um pouco da história dessa fascinante santa da Igreja conhecida como Faustina.

Helena Kowalska nasceu em 25 de Agosto de 1905 em Glogowice, na Polônia. Sua família era pobre, mas profundamente religiosa. Helena era dotada de grande inteligência, memória privilegiada e muito estudiosa. Mas, só pôde frequentar a escola durante três anos, pois necessitava ajudar a família. Foi preparada para receber a primeira comunhão com 9 anos de idade. Oraram muito e recebia a Eucaristia todas as semanas na missa dominical. Aos 15 anos parte para a cidade vizinha em busca de trabalho para ajudar a família. Fica um ano e regressa com o propósito firme de dizer à sua mãe que deseja abraçar a vida religiosa. Sua mãe se opõe dizendo não possuir dinheiro para o dote exigido. A amargura invade seu coração. Aos 18 anos tenta novamente convencer os pais, mas em vão. parte, então, para a cidade industrial de Lódz, em busca de trabalho. Lá cumpre seus deveres de cristã levando uma vida comum de vaidades como suas companheiras, porém não encontrado satisfação em nada, mas sempre recebendo o chamado interior do Senhor. (http://www.luso.com.br/faustina.html)

A festa da divina misericórdia ocorre no segundo domingo da Páscoa e foi oficializada pelo papa João Paulo II.

"Por todo o mundo, o segundo Domingo da Páscoa irá receber o nome de Domingo da Divina Misericórdia, um convite perene para os cristãos de o mundo enfrentarem, com confiança na divina benevolência, as dificuldades e desafios que a humanidade irá experimentar nos anos que virão" (Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Decreto de 23 de Maio de 2000).

Interessante como a propagação da divina misericórdia vem crescendo cotidianamente. Vejamos o que se encontra em uma das passagens do diário de Santa Faustina.

"Nenhuma alma terá justificação, enquanto não se dirigir, com confiança, à Minha misericórdia. E é por isso que o primeiro domingo depois da Páscoa deve ser a Festa da Misericórdia” (Diário, 570).

Tive a oportunidade de ler vários testemunhos de pessoas que participam com frequência das festas da divina misericórdia, e vejo que em nossa Paróquia São Francisco de Assis cresce cada vez o numero de adeptos. São pessoas de fé que se inspiram em Santa Faustina, e conseguem ver a misericórdia de Deus em suas vidas. Isso se torna fascinante pois, assim o amor de Deus se propaga no coração do homem.

ORAÇÃO

Pai de Misericórdia, Vos agradecemos pelo Teu Filho Jesus que mostra sempre o Seu amor em nosso meio, e pedimos por intermédio de Santa Faustina a graça de cada vez mais nos aprofundarmos em seus mistérios de Amor e de Verdade.

image

RICARDO DE MOURA BORGES – FORMADO EM FILOSOFIA PELO ICESPI E ATUALMENTE CURSANDO HISTORIA NA UFPI.