2 de abril de 2012

Semana da Cidadania 2012 – Juventude e a Saúde Familiar

semana da cidadania 2012

O que é a Semana da Cidadania?

A Semana da Cidadania enfatiza a dimensão sociopolítica e é parte do processo de formação integral promovido pelas Pastorais da Juventude do Brasil, sendo uma de suas três atividades permanentes e atividade oficial da Igreja no Brasil. É o exercício do anúncio evangélico de vida plena; anúncio engajado na realidade concreta dos sujeitos jovens, comprometido com a reparação das injustiças e com a construção da igualdade social, como sinais do Reino de Deus.

Para que Semana da Cidadania?

É o caráter de permanente da construção de nossa cidadania que faz com que a SdC seja sempre tão importante. Ela não é uma semana para exercermos a cidadania, pois esta, como vimos, é vivida e construída no cotidiano. Ela é um evento, dentro de um processo, que nos ajuda a:

Fazer memória e celebrar a luta histórica dos jovens e de todo o povo na construção dos direitos;

Fortalecer/organizar o processo de construção e garantia de direitos, articulando forças com outros grupos, movimentos, Igrejas, em torno do projeto de sociedade que sonhamos e em defesa da vida dos/as jovens;

Criar oportunidade para debater com os/as jovens os temas da cidadania, dos direitos, sobretudo os que dizem respeito à vida da juventude, por meio de atividades de formação, mobilização, campanhas, etc;

Criar oportunidade para dialogar com o poder público e outros órgãos e instituições em vista da efetivação de direitos juvenis e de políticas públicas para este público.

Como acontecerá na Paróquia São Francisco de Assis

semana da cidadania 2012

Este ano faremos duas atividades a primeira de abertura que será dia 14 de abril de 2012 uma noite cultural a partir das 18:30h no pátio da da matriz da Paróquia do Junco, onde pedimos que vocês trabalhem o tema e o lema deste ano na comunidade de vocês e tragam em forma de apresentação para ser apresentado na noite cultural. Ex parodias, danças, peças teatrais, vídeos e etc. O tempo Maximo das apresentações será de 5 minutes, alem dez grupos de jovens teremos apresentações e participações das demais pastorais que compõe a nossa Par6quia. Também teremos barracas de lanches para serem vendidos para arcarmos com as despesas.

A segunda atividade será dia 22 de abril na praça do mercado do Bairro Junco a partir das 8:00h da manhã com barracas de atendimentos com profissionais da área de saúde como: nutricionistas e enfermeiras que oferecerão serviços de como ter uma alimentação saudável através de receitas e exercícios físicos.

Teremos também o lançamento da campanha de doação de sangue em parceria com o HEMOPI, que tem como tema "Sangue bom sangue ruim”.

Segue o link para download do cartaz em alta resolução:

Segue o link do subsídio da Semana da Cidadania 2012: