4 de maio de 2012

Ser Pessoa em uma perspectiva cristã

image

Uma das grandes consequências apresentadas em nossa realidade pós-moderna é a fragmentação do individuo, e por decorrência a perca da subjetividade. A subjetividade tida como aquilo que é próprio do individuo, ou seja, as suas particularidades. Esse sequestro por assim dizer, se dá pelo fato da perca do ser pessoa, ou de sua desvalorização, onde o Ser se torna menos valorizado que o Ter. essa visão muda quando vemos em uma expectativa cristã.

Em uma perspectiva cristã somos interpelados a formar uma comunidade cristã, preservando os valores e construindo assim um Ser pessoa que não se fragmente no meio do grupo, mas que reconheça sua subjetividade e interaja no meio formando assim um todo. Um exemplo simples seria a figura do mosaico, onde vemos de forma clara a formação de uma imagem através de vários fragmentos. Imaginemos que cada fragmento seja cada pessoa com sua particularidade, e assim em conjunto (pedrinhas), forma-se um todo (imagem de Cristo).

Nessa construção de ser Pessoa indico de forma um pouco grosseira, o filósofo personalista Martim Buber que nos mostra a edificação de uma terceira pessoa através de duas pessoas fundamentais, ou seja, no encontro do Eu com um Tu, nasce necessariamente uma magnífica união que se dá na pessoa do Nós. E é justamente nesta perspectiva do Nós que como cristãos formamos a Igreja de Cristo.

Concluímos, portanto, que a integração de uma sociedade cristã se forma não pela exclusão do individuo, nem muito menos pelo seu sequestro, mas pela sua integração no meio com seus dons, fraquezas, virtudes e defeitos. Assim, inserido no meio social o individuo faz parte do todo, sem que haja a perca de suas particularidades, mas uma interação para a construção do reino de Deus.

Oração

Senhor Deus, vos pedimos a graça de sempre vos amarmos com amor e dedicação, que o Seu Filho Jesus Cristo possa sempre nos encorajar com a Sua presença sempre viva e fiel em nosso meio. Amém.

 

 

 

 

image

Ricardo de Moura Borges – FORMADO EM FILOSOFIA PELO ICESPI E ATUALMENTE CURSANDO HISTÓRIA NA UFPI.

1 comentários :

Clério Airon disse...

Bonito texto. Precisamos de fato, dessa compreensão a respeito da "pessoa". Sem a perspectiva cristã, fica dfícil viver essa realidade, ainda que carregando o nome de cristãos. Pois não basta o nome, é preciso a consciência, a a fé e a ação.
Pe. Clério Airon

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...