17 de julho de 2012

OS SACRAMENTOS

Presenciamos a ação divina através dos sacramentos, que nos penetra a cada momento de nossas vidas. Como participantes da Igreja de Cristo – Igreja Católica – fazemos nossas as palavras de Santo Agostinho: “Conhecer para amar e amar para conhecer”. É através do conhecimento dos sacramentos que somos cada vez mais fortificados pela nossa fé, e pela Igreja.

O Deus que se fez homem instituiu a Santa Igreja, sendo seu filho Jesus Nosso Senhor, a cabeça da igreja e nós o corpo. A Igreja católica, portanto que tem mais de dois mil anos de história nos faz caminhar ao encontro do Reino. Portanto, nossa mentalidade católica está fundamentada em três pilares importantes: A Sagrada Escritura; A Tradição; e o Magistério (ensinamentos dos sucessores dos apóstolos).

A Igreja de Cristo nos dá suporte para podermos nos inserir no Reino proposto por Jesus Cristo. E como humanos cheios de fragilidades, e cercados pelo pecado, se fazem necessário à ação continua de Deus em nossa vida, essa ação é dada através dos sacramentos.

Os sacramentos do Novo Testamento, instituídos pelo Cristo Senhor e confiados à Igreja, como ações de Cristo e da Igreja, constituem sinais e meios pelos quais se exprime e se robustece a fé, se presta culto a Deus e se realiza a santificação dos homens: por isso, muito concorrem para criar, fortalecer e manifestar a comunhão eclesial: em vista disso, os ministros sagrados e os outros fiéis, em sua celebração, devem usar de suma veneração e devida diligência. (Cânon 840º do Código de Direito Canônico).
Sendo assim, somos conscientes de que todos os sacramentos foram instituídos por Jesus Cristo Nosso Senhor.

“Fiéis á doutrina das Sagradas Escrituras, ás tradições apostólicas (...) e ao ensinamento unanime dos Padres”, professamos que os sacramentos da lei foram instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo. (CIC 1114).

Hoje temos sete sacramentos, que são de fundamental importância para a vida cristã. Os sacramentos nos garantem a ação de Deus de forma continua em nossa vida, desde o nosso nascimento até a nossa passagem para a casa Paterna.

Há na igreja sete sacramentos: o Batismo, a Confirmação ou Crisma, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimonio. (CIC 1113).

Os sete sacramentos atingem todas as etapas e todos os momentos importantes da vida do cristão: dão a vida de fé do cristão origem e crescimento, cura e missão. (CIC 1210).

Apoiemo-nos na Igreja de Cristo e O sigamos através de seus ensinamentos e por seus sacramentos encontrados em Sua Igreja.

ORAÇÃO

SENHOR DEUS TODO PODEROSO, VÓS QUE MANDAIS VOSSO FILHO PARA MOSTRAR O CAMINHO DO TEU REINO, NOS TRAZENDO A SALVAÇÃO, FAZEI COM QUE FIQUEMOS ATENTOS AOS SINAIS QUE NOS FORAM OFERECIDOS ATRAVÉS DOS SACRAMENTOS, PARA PODERMOS SER FIRMES E FORTES DIANTE DAQUILO QUE É PASSAGEIRO, POR CRISTO NOSSO SENHOR. AMÉM.

image

RICARDO DE MOURA BORGES – FORMADO EM FILOSOFIA PELO ICESPI E ATUALMENTE CURSANDO HISTORIA NA UFPI.