6 de novembro de 2012

Diocese de Picos se prepara para Assembleia de Pastoral Diocesana

A Diocese de Picos reúne entre os dias 09 e 11 de novembro o Bispo Diocesano, Padres, religiosas, coordenadores de serviços, pastorais e movimentos organizados na Diocese e representantes das paróquias para a Assembleia de Pastoral Diocesana, que acontece no CTD, em Picos.

O evento tem como finalidade celebrar a comunhão, a participação e a fraternidade diocesana, avaliar a caminhada pastoral de 2012, conhecer, celebrar e viver o Concílio Vaticano II, encaminhar a operacionalização de projetos pastorais sobre Bíblia e Dízimo e definir o cronograma das atividades diocesanas para o ano de 2013.

A Assembleia contará com a colaboração da Professora Lurdinha Nunes, que é docente da Universidade Federal do Piauí, Socióloga e membro da Comissão de Direitos Humanos da Arquidiocese de Teresina, que abordará o tema “Cenários: Piauí Dis-junturas e Conjunturas”.

Haverá ainda o aprofundamento sobre o Concílio Vaticano II, além dos Projetos Diocesanos de Animação Bíblica e de Vivência do Dízimo, com os Padre Flávio Santiago e Wagner Carvalho.

Entre as atividades previstas está a reunião por categorias, Clero, Religiosas e Leigos, que acontece na noite de sexta-feira, e um momento cultural com o Show Tributo ao Rei do Baião, que acontece durante a noite do sábado.

PREPARATIVOS PARA ASSEMBLEIA:

Sabendo que a eficácia pastoral depende da capacidade de cada um se colocar diante de Jesus (DGAE 4), a Coordenação Diocesana de Pastoral elaborou a Oração pela Assembleia 2012 e um roteiro para Adoração Eucarística, para que ambos sejam rezados por você e a sua comunidade antes e durante a assembleia.

ORAÇÃO PARA ASSEMBLEIA 2012

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

PARA SE PROGRAMAR:

Data: Iniciando a partir das 07 horas da manhã do dia 09/11 de – sexta-  feira - e terminando com o almoço, às 12h do dia 11/11 – domingo;

Local: Centro de Treinamento Diocesano – CTD -, localizado por trás do prédio da Rádio Cultura;

Investimento: As despesas de alimentação e hospedagem serão rateadas entre as paróquias. A Cúria Diocesana assume as despesas com assessória e material de expediente;

Não esquecer de trazer a Bíblia, o documento das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral da Igreja no Brasil, roupa de cama ou rede, toalha de banho e material de higiene pessoal.

CONVOCADOS:

1. O bispo diocesano;

2. Os presbíteros da Diocese – residentes ou em serviços fora da Diocese;

3. 03 leigo(a)s por paróquia;

4. Uma religiosa por congregação presente na Diocese;

5. Uma representante do Instituto Secular;

6. Coordenadores de serviços, pastorais e movimentos organizados na Diocese;

7. Seminaristas (um filósofo e outro teólogo);

8. Convidados.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO:

1. Ser liderança engajada e indicada pelo Conselho de Pastoral Comunitário e/ou Conselho de Pastoral Paroquial, pároco ou coordenação diocesana de pastoral, movimento, organismo ou serviço diocesano;

2. Que tenha disponibilidade para participar do início ao fim da assembleia;

3. Que tenha condição de acompanhar as discussões e de repassar as decisões da assembleia para a paróquia, comunidade, pastorais, movimentos, organismos e serviço de onde foi enviado.

Fone: dp15.com