14 de fevereiro de 2013

Missa de Cinzas marca o início da Quaresma

PICT0055
No ultimo dia 13 de fevereiro, de 2012, as 08:00h da manhã. Aconteceu Missa da Quarta-Feira de Cinzas na Paróquia de São Francisco de Assis no bairro Junco. Celebrado pelos padres Flávio Santiago e José Mairton. A celebração teve a participação de várias comunidades, que na procissão de abertura trouxeram um banner da Campanha da Fraternidade do ano de 2013.
A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da quaresma, neste dia os cristãos recebem cinzas como símbolo de reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, do jejum e de muita oração.
Segundo Padre Flávio. “Cinza é sinal de purificação”.
As cinzas são benzidas e entregues a cada representante das comunidades que vieram participar desta celebração pela manhã.
Com a quarta-feira de Cinzas, a igreja, no Brasil, inicia também a Campanha Fraternidade (CF). É a proposta da igreja que nos convida a rever alguns aspectos da vida pessoal e social. Neste ano atenção está voltada para a juventude com tema “Fraternidade e juventude” e o lema “Eis-me aqui. Envia-me”. A CF é uma proposta evangelizadora da igreja católica desenvolvida na Quaresma em preparação para a Páscoa. Tem a missão de despertar o espírito comunitário e cristão, educar para a vida em fraternidade e renovar a consciência da responsabilidade social.
PICT0026

E a noite, aconteceu a Missa da quarta- feira de cinzas, as 19:00,com participação de vários fies da Paróquia de São Francisco de Assis no bairro Junco celebrada pelo Padre Flávio Santiago .
Padre Flávio na sua homilia colocou  que durante a Quaresma todos são convidados a entrar numa experiência de conversão, acrescentou que Jesus aponta três atitudes que devem ser vivenciadas mais intensamente nesta época, “a Caridade , oração e o Jejum”.
E nos dois horários nas Missas de quarta-feira de Cinzas foram  explanado sobre a Campanha da Fraternidade após a homilia, pela manhã Evânia Bandeira ( enfermeira) , e a noite Ramone Santos ( Coordenadora Diocesana da Pastoral da Pastoral da Juventude).
Antes da bênção final foram apresentados os novos seminaristas a comunidade do Junco . O Francisco Regis – Paróquia Senhora Santana –Santa Cruz e o Allef Carvalho –Paróquia São Cristóvão –Marcolândia.

FOTOS DA MISSA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS ( MANHÃ )
PICT0098
PICT0014
PICT0046