20 de junho de 2014

Paróquia São Francisco celebra Corpus Christi

Paróquia São Francsico - Corpus Christi (26)

Na noite desta quinta-feira (19), centenas de fiéis participaram da santa missa celebrada na Igreja Matriz de São Francisco de Assis, bairro Junco, Picos-PI. A solenidade de CORPUS CHRISTI foi presidida pelo pároco, Padre Flávio Santiago.

“A festa de Corpus Christi é a solene celebração da instituição da Eucaristia e da nossa fé na presença real de Cristo, realizada na quinta-feira após a comemoração da Santíssima Trindade. É uma celebração de preceito, ou seja, dia santo de guarda para todos os católicos que, com seus legítimos pastores, saem pelas ruas de suas cidades testemunhando, publicamente, a sua fé e adoração ao Cristo, presente nas espécies consagradas do Pão e do Vinho transubstanciadas em cada Santa Missa. O fato de ser numa quinta-feira evoca a celebração da Quinta-feira Santa quando, iniciando o Tríduo Pascal, celebramos a instituição desse mistério. Porém, historicamente, a solenidade como a temos hoje foi introduzida mais tarde.” Dom Orani João Tempesta.

Em sua homilia, Pe. Flávio frisou a importância desta celebração: “Para nós católicos, a Eucaristia é o maior de todos os sacramentos. Este alimento que nós recebemos é o próprio corpo de Cristo, é isso que nos faz comunidade”.

Após a liturgia eucarística, os fiéis dirigiram-se em procissão pelas ruas do bairro com a hóstia consagrada (corpo de Cristo), cantando e glorificando o filho de Deus.