29 de setembro de 2014

Quarta noite de Novena e Missa na paróquia do Junco

DSC02711Neste Domingo( 28), aconteceu a Quarta noite de Novena/Missa em honra a São Francisco de Assis. A missa teve inicio as 19h, foi presidida por Pe. Flávio Santiago,animados pelo Grupo de Oração Guerreiros do Ruah (RCCPicos) e Pastoral da Criança, pregador o Diác. Ermínio José de Aquino, da Diocese de Crateús – CE.

Com o Tema deste ano , Restaura minha Casa (Repara do mummean), e o Lema Cristo, Luz dos Povos. Igreja, Luz de Cristo,Sub-Tema Maria, mãe da Igreja

A pregação inicia-se com uma afirmação enfática: “falar de Maria é falar do compromisso que devemos ter com a Igreja; reconhecê-la como corredentora, é perceber a sua inclusão na promessa de Deus em seu projeto de salvação”.

O Diác. Hermínio explica aos paroquianos sobre o papel da mulher na sociedade judaica, no antigo testamento. À mulher cabe a educação dos filhos nos seus aspectos mais amplos, pois ao à figura do pai cabe dar o nome, levar para circuncisão e apresentar ao templo. Sendo assim o valor de Maria no plano de salvação já fora introduzido desde a promessa de Deus presente no livro do Gêneses, acompanha o povo na orientação da espera do Messias até o anuncio do plano de salvação a uma mulher, Maria, inclusa no projeto de Deus para o seu povo, a Redenção por meio de Jesus Cristo.

E o início da inclusão de Maria em tal projeto se quando ela aceitou o mistério da concepção conforme todo o despojamento de sua vida, ensina o pregador. Acrescenta ainda dizendo que quando Maria aceita ela entra no mistério do plano de salvação, uma vez que ela será a responsável pela instrução da educação de Jesus. Maria, afirma Diác. Hermínio, está inclusa no projeto de Deus quando aos pés da cruz Jesus diz ao apóstolo João: “filho eis aí a sua mãe e mãe aí está o filho”. Ele ainda enfatiza que este ato de entrega significa que Jesus compreende a inclusão desta mulher na história da sua Igreja que nasce com os apóstolos,e mais adiante os bispos (ou os papas) da Igreja reconhece que Maria é, portanto a mãe da Igreja, pois Jesus sabia da escolha que Deus tinha feito a partir daquela mulher, não deixando os discípulos sozinhos, mas com Maria.

O pregador também fez a comunidade recordar da presença importante de Maria na realização do primeiro milagre de Jesus, nas Bodas de Caná. Foi Maria que instruiu: “fazei o que Ele vos disser”. A pregação também ensina que o apóstolo João já a apontava com a principal discípula da Igreja, ensinando a trilhar nos caminhos do seu filho, o caminho do pai;e ensina que é com ela que devemos aprender o que Deus quer que façamos, como ato de fé e convida a comunidade para que cada um tenha a sua participação do projeto da Igreja, enchendo as talhas, portanto fazendo a vontade de Deus.

Como centro da pregação da Santa Missa, o Evangelho revela outro mistério envolvendo Maria quando Jesus é interpelado sobre quem seria sua mãe. Jesus responde que “todo aquele que fizer a vontade de meu Pai será meu pai, minha mãe e meus irmãos”. A pregação é finalizada com o convite para fazermos então a vontade do Pai, a exemplo de Maria.

Logo após os novenários acontece a tradicional quermesse, ao lado da Igreja e prestigiar atração da noite que ficou por conta de Rodolfo voz e violão.

O Novenário de São Francisco de Assis acontece durante o período de 25 de Setembro a 03 de Outubro, encerrando no dia 04 de Outubro.

DSC02724DSC02728DSC02733DSC02736DSC02702