19 de fevereiro de 2015

Missa de Cinzas marca o início da Quaresma

DSC_0677

No ultimo dia 18 de fevereiro, de 2015, às 8:00h da manhã e também às 19:00h, aconteceram Missas da Quarta-Feira de Cinzas na Paróquia São Francisco de Assis no bairro Junco. Ambas presidida pelo padre Flávio Santiago - pároco. A celebração teve a participação de várias comunidades.

A quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da quaresma, neste dia os cristãos recebem cinzas como símbolo de reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, do jejum e de muita oração.

Segundo Pe Flávio. “Cinza é um elemento de purificação e jejum é ato de sacrifício em que Deus é o maior centro da nossa vida, nem só de pão vive o homem mais de toda palavra da boca de Deus”.

A Igreja Católica no Brasil, aproveita o momento de reflexão da quarta-feira de cinzas para fazer o lançamento da CF (Campanha Fraternidade) do ano. Este ano a proposta da CF convida o povo a rever alguns aspectos da vida pessoal e social. Este ano terá o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir”. Segundo a CNBB, a campanha da fraternidade 2015 buscará recordar a vocação e a missão dos cristãos e das comunidades de fé a partir do diálogo e colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

As cinzas são bentas e entregues aos representantes das comunidades que participaram desta celebração pela manhã. A noite a igreja estava lotada.

Veja abaixo as fotos em ordem cronológica.

Missa das 08:00h:

Missa das 19:00h: