15 de outubro de 2017

Paróquia de São Francisco de Assis realizou Encontro com os conselheiros de Pastoral da paróquia

Neste sábado, 14 de outubro de 2017, aconteceu uma reunião com os conselheiros de Pastoral Paroquial, econômico/administrativo e de Pastoral comunitários para encontro de formação, as 14:30, na Paroquia São Francisco de Assis, bairro Junco, Picos-PI.

Com inicio as14h e se estendeu até as 16h e teve como assessores, Dom Plínio José Luz da Silva, Bispo diocesano de Picos e, Pe. Edivaldo, promotor vocacional da Diocese de Picos.

Tiveram destaque três assuntos neste encontro de formação com a presença de quase todos os conselheiros: primeiro, Pe. Edivaldo falou da importância de se criar a pastoral vocacional na Paroquia e nas comunidades; Segundo, Dom Plínio, Bispo da Diocese de Picos.

Durante o encontro foi divulgado a programação da abertura do ano do laicato no Brasil, com um tríduo que antecede a festa de Cristo Rei do Universo, em 26 de novembro; anúncio das cartilhas que estão por vir: dia do leigo; Natal e cartilha da Romaria da Terra e da Água no Piauí, na cidade de Paulistana.

Dom Plínio, falou-nos da importância da criação dos conselhos nas paróquias e motivou-nos a utilizar os instrumentos de comunicação que a diocese dispõe. “ Temos visto em nossa Diocese que a experiência dos conselhos que vem dando certo em todas as nossas paróquia. A igreja por meio da ação dos conselhos reconhece o importante papel dos leigos na construção do reino de Cristo e também na edificação da igreja. A diocese dispõe (site, aplicativos de celular e rádio cultura) no exercício de proclamar as atividades missionárias e evangélicas junto ao povo de Deus”.

Pe. Sebastião ressalta a importância do encontro dos conselhos da paróquia “ Nós temos o costume de reunir os Conselho de pastoral paroquial e o Conselho econômico paroquial uma vez por mês. Já  os conselhos de Pastoral Comunitários  a cada dois meses e por setores. Mas hoje foi diferente por que conseguimos reunir quase todas as comunidades  para planejarmos juntos as atividades pastorais.  Os conselhos são as forças vivas da nossa Paroquia como fies colaboradores na missão e na evangelização”.

Bernadete Carvalho representante do Conselho Diocesana de Leigos

CNLB (Conselho Nacional de Leigos(as) do Brasil)é um organismo criado para gerar representatividade e participação na ação evangelizadora de uma paróquia, em suas várias comunidades, pastorais e movimentos. Seu objetivo é ser um instrumento de comunhão eclesial, de convergência dos objetivos evangelizadores e lugar para estabelecer uma conexão e diálogo pastoral, capaz de irradiar o anúncio da Boa Nova na região onde este povo é chamado a evangelizar”.

O encontro concluiu com agendamento da assembleia paroquial para 16 de dezembro de 2017, logo em seguido foi servido um lanche para todos os conselheiros.