20 de abril de 2019

Solene ação Litúrgica marca celebração da Sexta-feira Santa na Paróquia do Junco

Picos-PI-  Na tarde desta Sexta-Feira Santa, (19),as 14h, aconteceu a Via Sacra pelas as ruas do bairro Junco, em seguida aconteceu a Celebração da Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Dezenas de fiéis da Paróquia São Francisco de Assis se reuniram na igreja para relembrar a Paixão do Senhor de Jesus, Pe. Sebastião Santos,  presidiu o Solene Ato Litúrgico da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, às 15h , nos fazendo recordar que Cristo Abraçou a cruz por fidelidade à missão que o Pai lhe enviou.

A celebração da Paixão do Senhor é dividida em três partes – liturgia da palavra, adoração de Cristo na cruz e rito da comunhão. Na liturgia da palavra as leituras mostraram o sofrimento como caminho de vida, no momento do Evangelho foi proclamado a Paixão de Jesus Cristo segundo João.

Após a ação litúrgica, os fiéis participaram do beijo da Cruz em demonstração de fé e amor a Cristo e, em seguida, do Sermão das Sete Palavras ditas por Jesus enquanto estava pregado na cruz. A comunidade acompanhou ainda a encenação da descida do corpo de Jesus da Cruz encenada por homens da comunidade simbolizando os apóstolos.
Em seguida os piedosos devotos recordaram os passos de Jesus rumo ao seu julgamento e condenação através da via-sacra em procissão pelas ruas  do Bairro Junco.

Neste sábado, 20, a Igreja lembra o Sepulcro do Senhor no silêncio, às 20h, acontece a Vigília Pascal na Igreja de São Francisco de Assis, oportunidade em que haverá a renovação das promessas batismais.