13 de janeiro de 2020

Paróquia do Junco realiza Assembleia de Pastoral Paroquial

No último sábado, dia 11 de Janeiro, aconteceu a Assembleia de Pastoral Paroquial, com a presença de lideranças dos movimentos e pastorais. As atividades aconteceram na Igreja Matriz de São Francisco de Assis no bairro Junco, das 07:00 às 16:00 horas. O momento reuniu leigos, animadores, coordenadores de pastorais, membros dos conselhos e demais paroquianos que compõem a paróquia.
O encontro teve início com a oração inicial, conduzida por Nilton César, Terço dos homens.
A Assembleia teve como objetivo estudar e aprofundar o documento 109 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil 2019 – 2023. Tendo como base o Plano Diocesano de Pastoral da Diocese de Picos. Este momento foi conduzido pelo Padre João Pereira.
Na ocasião também foi elaborado o Plano de Ação Paroquial, tendo como princípios os quatro pilares que as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil, apresenta, como a Palavra, Pão, Caridade (Amor) e Missão. Este momento idealizado pelo pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, o Padre Sebastião Santos.
Bernadete Carvalho, representando os leigos da Paróquia do Junco, ressaltou importância deste momento para a vida pastoral da paróquia. “É um momento de partilhar as ações vivenciadas durante o ano nas comunidades e planejarmos as ações para serem vivenciadas neste ano de 2020. A experiência de estarmos juntos, de nos aproximarmos uns dos outros demonstra um sinal de unidade da Paróquia”, afirmou Bernadete Carvalho.

Inés Santos, representando o conselho comunitário do bairro Conduru, fala sobre Assembleia e o que proporcionou este momento de novos conhecimentos e vivência da igreja “Precisamos ter esse conhecimento para trabalhar nas comunidades. Já montamos o calendário, como atividades para a Semana Santa, e assim, já nos preparamos melhor”, destacou Inês Santos.

Membro do Conselho de Pastoral da Paróquia do Junco, Jeferson Silva, afirma que o momento proporciona um maior envolvimento entre as comunidades que compõe a Paróquia de São Francisco de Assis. “O mais importante na Assembleia é a partilha que acontece entre as 30 comunidades que compõe a Paróquia. Cada vez mais mostramos o propósito da nossa Igreja com o envolvimento do Papa Francisco e a grande atuação do nosso Bispo Dom Plínio. Através dos documentos trabalhados, vamos desenvolver atividades, e unir a classe da zona urbana e rural”, afirmou o conselheiro.