20 de junho de 2021

Pe. Flavio Santiago celebrou 25 anos de ordenação sacerdotal na Paróquia do Junco

Foi realizado na noite do último sábado (19/06), na Matriz de São Francisco de Assis, a Missa de Ação de Graças pelos 25 anos de Vida Sacerdotal do Padre Flavio Santiago.

A celebração Atendeu a todos os protocolos de segurança exigidos pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde.

Em sua homilia o Pe. Flavio Santiago, ressalta a satisfação de está celebrando os 25 anos de sacerdócio na Paróquia do Junco.

Eu incluo uma graça de poder celebrar junto com vocês nesta comunidade onde que pela primeira vez, eu fui pároco os meus 25 anos de sacerdócio, por que não se chega a 25 anos de Padre sozinho, mais só em caravanas, e eu agradeço a Deus que ele sempre colocou no meu percurso sacerdotal tantas pessoas, começando pela minha família e irmãos, e chegando aqueles colaboradores e colaboradores mais próximos, muitos de aqui presentes me ajudaram quando eu trabalhei nesta comunidade, meu coração hoje é grato ,. Então seu eu digo graças a Deus, a vocês tenho obrigação de dizer “Muito obrigado”, porque eu sou muito grato a Paróquia do Junco, que me ensinou como é que se torna o animador dos animadores ”.

Flávio Santigo faz um relato após a Celebração sobre os 25 anos de sacerdócio

Celebrei no dia 19/06, junto com a comunidade do Bairro Junco, Paróquia São Francisco de Assis, em Picos-PI os meus 25 anos de vivência do ministério presbiteral.

A bela liturgia de ação de graças fez-me recordar o dia que fui ordenado diácono, 16 de junho de 1985, quando a matriz atual de São Francisco de Assis ainda se encontrava em construção e também o dia em que fui ordenado sacerdote, pela imposição das mãos do então bispo diocesano, Dom Augusto Alves da Rocha, em uma manhã do dia 09 de junho de 1986, na Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios.

Durante a celebração foram emergindo a recordação de tantas pessoas que marcaram o meu percurso sacerdotal e recordo algumas: Sr. Assunção, meu padrinho de crisma Pedro Paulo, dona Severina Sampaio, Wilma Catão, Márcia Solano e tanta, tantas outras pessoas que se unirem a mim, seja como colaboradores ou como amigo, ao longo destes 25 anos de vida sacerdotal.

Inspirando-me nas leituras e orações do 12º. Domingo Comum cantei e rezei em ação de graças a Deus, autor de todos os dons, porque ele é bom (Sl 106) e tomando para a minha pessoa o que o apóstolo Paulo afirmava na 2ª. leitura “... que os vivos não vivam para si, mais para Cristo” (1Cor 5,15) renovei a minha vocação sacerdotal confiando-me na presença de Jesus, que acalma como tempestades da vida (Mc 4, 35-41) e nos impulsiona sermos fiéis a Ele, a Igreja e ao povo de Deus, expressando particular solicitude pelo mais vulneráveis.

Celebrar o jubileu de prata sacerdotal junto aos amigos da Paróquia do Junco foi um momento de retornar às origens da minha vocação, um convite a olhar os anos vindouros com confiança em Deus e na escravidão de tantas pessoas que Jesus, Senhor da messe e pastor do rebanho, suscitou ao longo do meu percurso sacerdotal.

Muito obrigado a todos!

A celebração foi transmitida ao vivo pelo canal do you tube da Paróquia. ”SÃO FRANCISCO DE ASSIS JUNCO”.

Matéria: PASCOM JUNCO