11 de janeiro de 2022

Fiéis participam da comemoração do Jubileu dos 40 anos da Paróquia São Francisco de Assis em Picos

Com fé, devoção e muita alegria, os fiéis participaram nessa segunda-feira (10), da festa da comemoração do Jubileu dos 40 anos de criação e instalação da Paróquia São Francisco de Assis, localizada no bairro Junco em Picos.

A Eucaristia foi presidida pelo Bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José e concelebrada pelo pároco padre Sebastião Santos, Padre Espedito, padre David Barros, padre Paulo, padre Ismael , Padre Flávio Santiago , Padre Danilo, Padre José Mairton e padre Manoel.

O pároco da Paróquia São Francisco de Assis, padre Sebastião Santos, relatou que a Paróquia foi criada há 40 anos e que durante esse período uma história bonita foi escrita.

"Escrito não só nos livros de histórias, mas, escrita nos corações de muitas pessoas. Inclusive algumas delas já não estão mais conosco, já celebraram a sua páscoa, já estão na morada eterna, e, outras pessoas que por aqui passaram prestaram seus serviços, seja, como coroinha, membro da pastoral familiar, ECC ou EJC , estão todos produzindo frutos, e esses frutos são colhidos pela própria comunidade como dom colocado a serviço daqueles que de fato necessitam de uma palavra amiga, com gesto de caridade e solidariedade. A Paróquia do Junco vem se tornando ao longo desse tempo uma paróquia missionária, sendo, que a festa de São Francisco de Assis no dia 04 de outubro com exceção desses dois anos de pandemia, aglomeravam aqui uma multidão de fiéis que viam celebrar a fé na pessoa de São Francisco de Assis", destacou padre Sebastião Santos.

O Bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José, ressalta que a diocese é toda área que compõe o território, sendo, 42 municípios, 23 paróquias e 07 áreas pastorais.

"A festa é da diocese também, e nada impede que ela realmente estava presente, porque, é significativa, principalmente para o Bispo, porque, nós somamos juntos o trabalho do padre e também do Bispo que é o responsável principal das paróquias. Mas, é muito mais pela a alegria, a gente ver o nosso povo animado, as pessoas conscientes e contentes pelo o espaço que foram reservados a eles, a paróquia. Tem sempre muito fervor, pode ver que as pessoas vieram em grande número, um dia de semana que não é comum numa segunda-feira , e as pessoas vieram, porque sente muita integrada nessa realidade dos 40 anos , fizeram parte, muitos deles nasceram e acompanharam até agora. E a mensagem que deixo é que continue na perseverança e na força do bem, seguindo também o exemplo de São Francisco , na humildade, na simplicidade e no grande amor pelos pobres", frisou Dom Plínio.

Matéria: Jucelma Sales

Fotos : Pascom Junco