2 de fevereiro de 2022

Em clima de alegria, padre Feliciano toma posse na Paróquia São Francisco de Assis em Picos

O padre Feliciano dos Santos Dias foi empossado, como novo pároco da paróquia São Francisco de Assis, em Picos, na noite dessa terça-feira (01), ás 19hs, em uma missa solene presidida pelo bispo diocesano Dom Plínio José Luz da Silva. A missa de posse Canônica aconteceu na sede da paróquia localizada no bairro Junco, zona leste de Picos.

Dom Plinio José, conta como foi feita a escolha do padre Feliciano dos Santos Dias, para assumir a paróquia São Francisco de Assis e acredita que ele fará um bom trabalho junto com a comunidade.

"Essa escolha é feita pelo concelho presbiteral, e a gente ver a capacidade de cada um para assumir as paróquias. O concelho é livre para indicar, e a partir das edificações, o bispo faz a confirmação e convida o candidato. Eu acho, particularmente pelo que eu conheço do padre Feliciano, sempre mostrou muita responsabilidade e zelo pelo seu pastoril e por isso, eu acho que o Junco recebeu um grande pároco e por certo vão sentir isso nos primeiros dias o seu emprenho, a sua seriedade no trabalho e acima de tudo, nesse trabalho conjunto. Ele realmente entendeu o que eu coloquei e vai trabalhar com o auxílio dos leigos que tem um potencial enorme, e se ele realmente apoiar e valorizar, vai sentir muito mais forte na sua missão de cuidar do povo de Deus", destacou Dom Plínio.

O padre Sebastião Santos, que esteve a frente da paróquia São Francisco de Assis, por seis anos, falou com entusiasmo do seu sucessor.

"A Paroquia São Francisco de Assis, está recebendo o padre Feliciano dos Santos Dias que é um grande amigo, um excelente sacerdote e certamente ele vai saber discernir os acontecimento, saber lidar com as situações e ajudar o povo de Deus na caminhada cristã, aprofundando sempre mais o evangelizo de Jesus Cristo e aproximando as pessoas de Deus. Eu acredito, que ele fará bom trabalho a frente da paróquia, com o apoio e ajuda dos nossos leigos e leigas, que estão inseridos nas pastorais e nas comunidade da paróquia São Francisco de Assis", frisou o padre Sebastião Santos.

Padre Feliciano dos Santos Dias, demonstra alegria e gratidão e fala das expectativas para esse novo desafio a frente da paróquia São Francisco de Assis.

"Minhas expectativas, é que a gente possa caminhar junto com o povo de Deus, e foi muito bem expresso no momento da celebração da minha acolhida aqui na paroquia de São Francisco de Assis, a respeito da importância do padre poder caminhar com o povo de Deus e sempre é meu desejo, mais não de uma forma isolada, mais cotando sempre com a participação de todos. Na nossa igreja tem muita gente que colabora, as nossas pastorais, as nossas comunidades, por sinal é bem numerosas. Então, eu estou aqui como um irmão para ajudar, para conviver com as pessoas, não estou aqui somente para celebrar o sacramento, mais também para escutar as pessoas e irei procurar exercer esse ministério tão importante para mim e evidentemente para a igreja, e escutar todos aqueles e aquelas que passam por muitas dificuldades nos tempos em que nós vivemos . Então, a partir de hoje eu estou aqui de portas abertas e com o coração aberto para acolher as pessoas aqui da nossa paróquia", frisou o padre Feliciano.

Padre Feliciano ainda concluiu sua fala dizendo. "Sabemos que estamos vivendo tempos difíceis com a pandemia e agora nesses últimos dias um surto muito forte, tantas pessoas que foram acometidas pelo vírus, tantas famílias que sofrem, pessoas que perderam até membro de suas famílias e a gente deixa aqui essa mensagem de esperança. Aqueles que espera em Deus com certeza alcançaram vitórias. E nós estamos aqui também para ajudar as pessoas a caminhares nesse momento tão difícil que é o momento da pandemia. Então, sempre com essa confiança em Deus, essa fé muita enraizada e com essa confiança, nós com certeza iremos caminhar com Deus, apesar das dificuldades", finalizou.

Padre Feliciano dos Santos Dias, foi ordenado padre no dia 28 de junho de 2009, durante esse período como padre, ele foi reitor do seminário menor, foi pároco por seis anos  na cidade de Pio IX e mais seis anos Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Ipiranga. Agora padre Feliciano assume a paróquia São Francisco de Assim em Picos.

Padres presentes na posse

Padre Marcos Roberto - Pároco nomeado, da paróquia Santos Antônio- Padre Marcos; Padre  Marcos Vinícius - Pároco da Paróquia Santa Teresinha – Queimada Nova; Padre  José Mairton -Área pastoral- São José do Piauí; Padre Vanderlan Félix- pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima- Alegrete; Padre Francisco Pereira - Pároco da Paróquia São Sebastião - Patos do Piauí; Padre Cláudio Santana - Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Dom Expedito Lopes; Padre Sebastião Santos - Pároco nomeado da Paróquia Imaculado Coração de Coração de Maria; Padre Antônio Mende (Pároco da Paróquia Santa Ana- Monsenhor Hipólito e Vigário geral da Diocese de Picos; Padre  Carlos Danilo - Pároco da Paróquia São José Operário -bairro São José- Picos; Padre Paulo Rocha - Vigário da Paróquia São Francisco de Assis a serviço da Área pastoral de Geminiano; Padre Jonas de Moura - Pároco nomeado da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Ipiranga; Padre João Pereira  - Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios – Picos  e Vigário judicial da Diocese de Picos; Padre Feliciano dos Santos Dias - Pároco da Paróquia São Francisco de Assis (empossado).