27 de junho de 2011

Educação: Desafio em novo tempo

 

A sabedoria do ensinamento bíblico é o embasamento teórico e prático da psicologia e de todas as Teorias da Aprendizagem.

Os psicólogos afirmam que: “até os seis anos, a criança tem estruturados os principais valores que nortearão a sua conduta. Depois, dos seis aos sessenta anos, trabalha-se para consertar os erros cometidos na primeira fase.’’

No amanhecer da vida, semeiam-se conceitos, ideias, comportamentos, posturas. Mais ainda. Alinhavam-se os pontos cardeais da educação: amor, fé, gratidão, compreensão.

Hoje, não se conceitua, mas ensinar como transmissão, como ‘’construção do conhecimento.’’ A bíblia antecipou-se à constatação construtiva e, numa visão sistêmica da educação concebeu seus princípios.

‘’Instituir o menino’’ significa caminhar com ele, respeitando as diferenças individuais, ajudando a mobilizar suas potencialidades, construindo atos inteligentes. (Ivone Boechat)

0

DUCARMO

3 comentários :

Ricardo Moura Borges disse...

No decorrer da história os seres humanos foram construindo uma gama de conhecimento, e começaram então a transmiti-los e juntamente a formar novos conhecimentos, por isso podemos dizer que educar é um processo onde o educador e o educando se interagem rumo ao saber. Diante disso concordo com a grande educadora Cora Coralina que nos fala:
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Mary disse...

A educação vai além daquilo que aprendemos na escola, a educação é um ato constante em nossas vidas... aprendemos ao passo que ensinamos.

O maior educador foi Cristo que ensinou com suas atitudes, fazendo de sua vida um exemplo de amor e perseverança.

Amós Santiago disse...

Lembro dos esforços da colombiana Shakira, que mais do que uma artista mundialmente conhecida, tem se tornado uma mecenas da educação na primeira infância, através de suas redes educacionais Piez Descalzos, prestando educação gratuita e com qualidade para milhares de crianças. A cantora, advinda da pobreza da Colômbia, é exemplo claro nos dias de hoje de como a educação é capaz de transformar uma vida e gerar igualdade de oportunidades.

Hoje, milionária, polilingue e multicultural, Shakira é embaixadora da UNICEF e tem se reunido com presidentes do mundo inteiro (inclusive nossa Dilma) a fim de promover maior atenção à Educação Básica, para que crianças menos favorecidas não sejam condenadas a continuar à margem da vida digna. Isso é justiça. Se todo milionário fizesse isso, o mundo seria mais pacífico e menos desigual.

E nós? Precisamos ser milionários e famosos para lutar por isso? TODOS PELA EDUCAÇÃO.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...