31 de outubro de 2011

Dioceses do Piauí comemoram em Picos os 25 da Pastoral da Criança no estado

image

Implantada há 25 anos no estado do Piauí, a Pastoral da Criança celebrou neste sábado, 29, o seu Jubileu de Prata no Regional Nordeste IV, reunindo cerca de 600 coordenadores e líderes da região sul em Picos, com a presença das dioceses de  Oeiras, Floriano, Bom Jesus e São Raimundo Nonato. A comemoração com a região norte aconteceu no domingo, dia 30.

Para comemorar esta data, Picos recebeu a visita da Irmã Vera Lúcia Altoé, que desde 2007 está coordenando Pastoral da Criança Nacional. As atividades tiveram início com uma coletiva de imprensa, com a participação do Bispo Diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, da Coordenadora Estadual, Jeane Nascimento, e Coordenadoras Diocesanas, que na oportunidade fizeram um levantamento sobre o número de crianças, gestantes e famílias acompanhadas pelos líderes.

No Piauí a Pastoral está presente em todas as dioceses, atua em mais de 137 municípios, 1.203 comunidades fazendo o acompanhamento de 41.148 crianças e mais de 35 mil gestantes. Na Diocese de Picos a Pastoral está presente em 22 municípios, 203 comunidades, com o acompanhamento de 4.983 crianças, 457 gestantes somando um total 4.171 famílias, a partir do trabalho generoso de 778 líderes e apoios voluntários.

Durante a coletiva de imprensa a Ir. Vera Lúcia Altoé destacou que no Brasil a Pastoral da Criança acompanha aproximada 1 milhão e 600 mil crianças todos os meses, contando com 260 mil líderes, está presente em 3.985 municípios em todo país, e mais de 40 mil comunidades. A coordenadora acrescenta que a maior dificuldade ainda é encontrar pessoas voluntárias para atender às crianças carentes.

“A Pastoral da Criança está presente, além do Brasil, em mais 20 países e para nossa ação de graças, no mês de março vamos implantar a pastoral em Porto Príncipe, onde a Dra. Zilda Arns tombou. Em nossos encontros nós sempre fazemos menção a ela, e digo sempre para os nossos líderes quando estão com dificuldades, invoquem também a Dra. Zilda, eu tenho certeza que daqui a uns tempos ela será também a beata Zilda Arns da Pastoral da Criança”, disse.

A Coordenadora Nacional afirmou que se tratando de mortalidade infantil e desnutrição o Brasil está em um nível equilibrado, no entanto, as mortes que ainda acontecem mediante a ausência de políticas públicas acessíveis às classes menos favorecidas da sociedade. “Outro denominador que temos observado é a questão da obesidade entre as nossas crianças, que passam muito tempo diante de uma televisão sem fazer nenhum exercício”, acrescenta.

A Pastoral da Criança realiza o seu trabalho de acompanhamento sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, dentro desta perspectiva a Ir. Vera Lúcia afirma que nos seus 17 anos de pastoral tem visto coisas lindas com as outras religiões que vivem essa comunhão profunda no fazer o bem e ajudar ao próximo.

“Eu quero intensificar para vocês que no estado da Bahia o Coordenador Diocesano não é católico, e fiquei admirada ao ver o respeito e a dignidade deste coordenador para com tudo que é da nossa Igreja, pois a gente entende que o que está em jogo na Pastoral da Criança não é a minha crença, o meu mundo, a minha religião, o que está em jogo é a vida de crianças e gestantes”, disse.

Após a coletiva todos participaram da Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesana de Picos, dom Plínio José, e concelebrada pelo Pe. Claudio Moreno, Administrador Diocesano de São Raimundo, Pe. Gregório Lustosa, Pe. Carlindo, Pe. Feliciano Dias, Pe. Flávio Santiago, Pe. David Barros, Pe. Jonas Moura, e Pe. Francisco Pereira Borges.

Durante a homilia dom Plínio lembrou que o Piauí está celebrando a vida de seu povo e de suas crianças, pois a Pastoral da Criança tem mudado a realidade do estado, destacando a importância do voluntariando. “A Pastoral não é para pessoas desocupadas, mas para pessoas que partilham um pouco do seu tempo com a finalidade de ajudar o próximo”, disse.

Após a Celebração Eucarística os participantes assistiram a diversas apresentações artísticas, um grupo de crianças do Instituto Monsenhor Hipólito homenageou Zilda Arns, o Balé da Casa de Cultura homenageou o povo piauiense, a dupla de palhaços Farelinho e Misturinha, juntamente com o Teatro dos Agentes comunitários fizeram uma apresentação divertida sobre a importância do líder, a Diocese de Oeiras apresentou uma paródia, encerrando com a dança Leseira, apresentada por líderes de uma comunidade quilombola da Paróquia de Santa Cruz.

À tarde a Ir. Vera Lúcia Altoé participou de uma reunião com as autoridades eclesiais e em seguida visitou famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança no Bairro Morada do Sol, comunidade carente de Picos.

FONTE – dp15.com