9 de outubro de 2011

O que trata a Pastoral do Dizimo

Partilha

A pastoral do dizimo é uma ação que busca despertar nos cristões católicos a pertença á igreja e o compromisso com a sua manutenção. Levar a termo a compreensão do dízimo como partilha, fruto da generosidade, colocando a serviço da própria comunidade eclesial, seguindo exemplos das primeiras comunidades (Atos 4, 32-37) de manter se a boa pratica da partilha dos bens temporais. É esta partilha que ajuda a comunidade a viver e a sustentar com dignidade suas atividades sociais, religiosas e missionarias.

Quais deveres competem a equipe do Dizimo?

• Conhecer o projeto diocesano do Dízimo.
  • Elaborar o plano de ação pastoral na comunidade, para que haja uma melhor organização e assim o serviço tenha êxito.
  • Organizar e manter o o serviço de atendimento e assistência aos dizimistas, especialmente antes e depois de cada celebração em local visível e acolhedor de forma a motivar as pessoas para que façam parte e que tirem todas as suas duvidas.
  • Manter atualizado o registro das contribuições dos dizimistas com ficha pessoal e de controle. (Breve disponível On-Line).
  • Fazer prestações de contas mensal, com registro afixado no cantinho do dizimo na igreja tal como explicação sobre os passos dados. (Breve disponível On-Line).
  • Atualizar a paroquia e comunidade em relação a situação financeira.
  • Elaborar cartões com mensagens valorizando a vida dos dizimistas e entrega-lós no dia de seu aniversario de nascimento.
  • Preparar pequenas lembranças para que sejam entregues a todos, por ocasião da celebração do Dízimo.
  • Assegurar o cumprimento das três dimensões do dízimo: Religiosa, Social e Missionária.
  • Prestar contas do dizimo e explicar a comunidade com clareza o que se está sendo feito com ele.
  • Incentivar a transparência para melhor conhecimento da comunidade.

Prezado dizimista… A sua participação em nossa comunidade é muito importante e somente com a colaboração de todos é possível atender as despesas da comunidade e a sua evangelização.