8 de outubro de 2011

Papa pediu fim das “barreiras arquitetônicas” para pessoas com deficiência

image

Bento XVI lançou apelo este domingo, 2, ao fim das "barreiras arquitetônicas" para pessoas com deficiência, saudando o compromisso de "instituições e associações de voluntários" empenhados nesta causa. O papa falava no Vaticano, saudando os peregrinos italianos reunidos para a reza da oração do Ângelus. Este encontro foi o primeiro desde que Bento XVI regressou, no sábado, da sua residência pontifícia de verão, em Castelo Gandolfo, nos arredores de Roma.

O papa aludiu ainda à celebração dos "Anjos da guarda", que apresentou como "ministros da solicitude divina por cada homem". "Do início à hora da morte, a vida humana está rodeada pela sua incessante proteção", indicou Bento XVI, que mencionou também "Nossa Senhora do Rosário, que neste primeiro domingo de outubro, no santuário italiano de Pompeia como também no mundo inteiro, acolhe a súplica que lhe é dirigida para que o mal seja derrotado e se revele em plenitude a bondade de Deus".

Na sua habitual catequese, o papa comentou a passagem do Evangelho lida nas igrejas de todo o mundo, nesse dia, uma parábola sobre vinhateiros homicidas que recusam e eliminam o filho do proprietário. "Deus entrega-se a si mesmo nas nossas mãos, aceita tornar-se insondável mistério de debilidade e manifesta a sua onipotência na fidelidade a um projeto de amor, que porém, no final, prevê também a punição para os malvados", declarou.

Bento XVI recordou a beatificação, neste domingo à tarde, em Ivrea, norte da Itália, de Antonia Maria Verna, fundadora das Irmãs da Caridade da Imaculada Conceição, que viveu entre os séculos XVIII e XIX como "modelo de mulher consagrada e de educadora". Na saudação aos fiéis de língua francesa, o papa, recordando que estão a recomeçar as aulas nas Universidades, convidou os professores a "transmitir, através do ensino, o amor do saber e da verdade". "O saber é importante, mais ainda a formação da pessoa para discernir onde se encontra a verdade e fazer assim escolhas livres. Educai também os jovens nos autênticos valores morais e espirituais para os ajudar a encontrar um sentido para a sua vida", assinalou.

 

Ter, 04 de Outubro de 2011 10:32

por: CNBB/Rádio Vaticano

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...