18 de outubro de 2011

Pastoral da Criança comemora 25 anos de atuação na Diocese de Picos e no Piauí

Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança comemora neste mês de outubro 25 anos de presença viva no Regional Nordeste IV e na Diocese de Picos. De maneira celebrativa o Piauí estará recebendo a visita da Coordenadora Nacional, Ir. Vera Lúcia Altoé, que participará das comemorações nas regiões norte e sul do estado.

A Diocese de Picos sediará no dia 29 de outubro o encontro com as dioceses da região sul, contando com a presença dos Coordenadores Diocesanos da Pastoral da Criança de Oeiras, Bom Jesus, São Raimundo Nonato e Floriano.

As atividades terão início com uma coletiva de imprensa às 8h no Centro de Treinamento Diocesano – CTD, tendo como entrevistados Dom Plínio José, Bispo Diocesano de Picos, a Ir. Vera Lúcia Altoé, Coordenadora Nacional, e Fátima Sá, Vice-coordenadora na Diocese de Picos.

Às 9h haverá a Santa Missa, às 10h30 apresentações culturais com o grupo de teatro da Secretaria Municipal de Saúde, comunidade quilombola do município de Paquetá e um grupo de crianças do Instituto Monsenhor Hipólito. Às 12h30 pausa para o almoço, retornando às 13h30 com um encontro entre a Ir. Vera Lúcia Altoé, coordenadores das dioceses e líderes da Pastoral da Criança da Diocese de Picos. Às 15h a Coordenadora Nacional visita famílias e crianças acompanhadas pela pastoral no Bairro Morada do Sol.

A missão da Pastoral é promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias. Os voluntários da Pastoral desenvolvem ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres, funcionando através de uma rede de voluntários, que inclui a coordenação nacional, os coordenadores regionais, diocesanos e paroquiais, os líderes e os apoios.

No Piauí a Pastoral está presente em todas as dioceses, em mais de 137 municípios, 1.203 comunidades fazendo o acompanhamento de 41.148 crianças e 31.397 gestantes. Na Diocese de Picos a Pastoral está presente em 22 municípios, 203 comunidades, com o acompanhamento de 4.983 crianças, 457 gestantes somando um total 4.171 famílias, a partir do trabalho generoso de 778 líderes e apoios voluntários.