8 de novembro de 2011

Diocesanos participam do Congresso e Assembleia da Cáritas Brasileira em Passo Fundo

image

O IV Congresso e a 18ª Assembleia da Cáritas Brasileira ocorrem de 9 à 12 de novembro em Passo Fundo. O evento será realizado no Igaí eventos e deve reunir mais de 350 pessoas de todo o Brasil, além de representantes de Cáritas Internacionais.

A Cáritas Diocesana de Picos será representada por Jefferson Silva Lima, pela Coordenação Colegiada e Odete Barros, como agente voluntária. A oportunidade será também de troca de experiências, conhecendo os resultados dos projetos desenvolvidos pelas outras dioceses e levando as experiências exitosas de Picos.

Atualmente a Cáritas Diocesana é responsável pelo desenvolvimento de diversas atividades, entre elas, o trabalho de acompanhamento a pessoas com deficiência, ações previdenciárias e desenvolvimento de trabalho artesanal com idosos, acompanhamento de crianças e adolescentes do Bairro Morada do Sol a partir do projeto Adolescendo, trabalho de apoio na convivência com o semi-árido a partir do Projeto Fecundação, entrega de alimentos em parceria com a Conab e a doação de cisternas.

Também está sendo realizado o Projeto NETI – Núcleo de Estudos da Terceira Idade em parceira com a Universidade Federal do Piauí.A Cáritas Diocesana é responsável pelo gerenciamento dos recursos e desenvolvimento de projetos a partir Campanha da Fraternidade e Caminhada da Solidariedade e da Paz.

Sobre o Congresso:

O objetivo é compreender o momento conjuntural e eclesial da realidade brasileira e os desafios para a ação Cáritas; Aprofundar a compreensão da Cáritas sobre Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial, a partir de suas práticas, com vistas a qualificar a intervenção na realidade; resgatar a caminhada da Cáritas desde o primeiro congresso; avaliar o Plano Quadrienal da Cáritas Brasileira (2008-2011); definir prioridades para o próximo quadriênio (2012-2015); vivenciar a espiritualidade integrada às práticas da Cáritas; celebrar a caminhada da Cáritas Brasileira no Regional do RS nos seus 50 anos de história e eleger a nova Diretoria e Conselho Fiscal da Cáritas Brasileira.

Com informações da Cáritas Brasileira.

FONTE – dp15.com