13 de novembro de 2011

Padre Flávio propõe reflexões sobre as DGAES

image

As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil estão norteando as atividades realizadas durante a Assembleia Diocesana de Pastoral. Com este direcionamento, o Padre Flávio Santiago, Coordenador de Pastoral, conduziu um momento de reflexão sobre as cinco urgências pastorais, propondo os seguintes questionamentos:

1- Igreja em Estado Permanente de Missão - Em que situações de nossa Igreja Diocesana (comunidades, áreas, paróquias) se fazem necessário efetivar esta orientação?

2- Igreja: Comunidades de Comunidades - Que espaços na Igreja Diocesana (comunidades, áreas, paróquias) ainda precisam formar comunidades? Como consolidar a Igreja Diocesana como uma comunidade de comunidades?

3- Igreja: Lugar de Animação Bíblica da Vida e da Pastoral - Que meios já temos ou nos faltam para fazer da Igreja Diocesana (comunidades, áreas, paróquias) uma casa animada pela Palavra de Deus?

4- Igreja: Casa de Iniciação à Vida Cristã - Como fazer da nossa Diocese (comunidades, áreas, paróquias) uma casa de iniciação a vida cristã?

5- Igreja a Serviço da Vida Plena para Todos - Como a Igreja Diocesana (comunidades, áreas, paróquias) pode consolidar a missão de defender, cuidar e promover a vida, em todas as suas dimensões?

A partir destes questionamentos, os participantes se reuniram por zonais para discutir e elaborar respostas às necessidades indicadas para se viver as diretrizes.

De acordo com o Padre Flávio Santiago, as ações evangelizadoras devem ir além das diretrizes para não se cair na inoperância, e para isso é necessário estudo, processos de planejamento, o desenvolvimento de um plano de pastoral e a ação missionária permanente e em conjunto.

image

FONTE – dp15.com