27 de dezembro de 2011

Diocese de Picos ordena os Diáconos Francidilso Silva e Wagner Carvalho

image

A Diocese de Picos celebrou nesta segunda-feira, 26, a Ordenação Diaconal de Francidilso Silva e Wagner Carvalho, que receberam o primeiro grau do Sacramento da Ordem e durante seis meses atuarão nas paróquias, exercendo as funções que cabem ao período do diaconado, em pleno contato com o Bispo, com o povo de Deus e com as atividades pastorais.

A Ordenação foi realizada na Catedral Nossa Senhora dos Remédios, contou com a presença de todo clero da Diocese de Picos, bem como padres e diáconos das dioceses de Teresina, Oeiras e São Raimundo Nonato. Também presentes na Catedral, as caravanas de diversos municípios do Piauí por onde os jovens diáconos desenvolveram atividades enquanto seminaristas.

O Diaconado é o primeiro grau do Sacramento da Ordem, os outros dois são o presbiterado e o episcopado. O termo Diácono vem de Diaconia, que significa serviço, portanto, é aquele que serve ao povo de Deus na Liturgia, na Palavra e na Caridade.

Momento da Ordenação:

Após a Liturgia da Palavra houve a apresentação dos candidatos ao Diaconado: Francidilso Silva, filho da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, e Wagner Carvalho, filho de São Julião, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em seguida dom Plínio José proferiu a sua homilia, cujas palavras explicaram a função do Diácono, que é de servir o altar, proclamar o Evangelho, convidar para o abraço da paz, purificar os vasos sagrados, fazer a despedida, além disso, estão aptos a realizar batizados, assistir casamentos, levar a Eucaristia aos doentes, celebrar a Palavra de Deus e presidir as exéquias. Devendo, ainda, incentivar a assembléia para uma participação correta e efetiva na Liturgia.

Após a homilia os dois jovens se prostraram no chão para a ladainha, simbolizando a entrega total ao Reino de Deus. Com a imposição das mãos seguida da súplica ao Espírito Santo, o Bispo Diocesano consagrou os dois novos Diáconos para o serviço do Reino.

Já ordenados, os Diáconos Frandilso Silva e Wagner Carvalho proferiram as Promessas Sacerdotais, em seguida foram paramentados pelos pais e por um padre, para receber das mãos de dom Plínio José o Livro dos Evangelhos.

Homenagens:

Durante a Ação de Graças os “neo” Diáconos foram homenageados pelos Amigos do Seminário, projeto que une pessoas voluntárias na promoção vocacional e também no trabalho de arrecadação de fundos para a formação de novos padres da Igreja Católica. Na oportunidade, houve ainda uma homenagem da Pastoral da Juventude de São Julião.

Para Wagner Carvalho, o sentimento é de gratidão a Deus por tê-lo escolhido. “Em meio a multidão me senti chamado a servir à Igreja e aos mais simples. Me recordo muito da expressão do Documento de Aparecida, ‘os novos rostos dos pobres nos dias de hoje’, e a Igreja confiar a mim está missão é mais do que nunca uma oportunidade para eu ajudá-los e servi-los, mostrando o novo rosto de Jesus na sociedade de hoje”, afirma.

De acordo com Francidilso Silva esta missão é abraçada com muita força e perseverança, como o desejo de amar o povo que Deus o confia. “Hoje se confirma no nosso coração e na nossa vida aquilo que o nosso senhor nos prometeu desde o início, que seria fiel até o fim. Hoje nós damos mais uma passo na nossa vida vocacional, acima de tudo, estando presente que nós somos servos desta Igreja, que espera de nós um compromisso maior”, disse.

Durante estes seis meses, Francidilso Silva estará atuando junto com o Pe. Flávio Santiago na Paróquia São Francisco de Assis, no Junco, e Wagner Carvalho junto com os padres Gregório Lustosa, na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, e residindo com o Pe. Sérgio Leal no Seminário Propedêutico São José.

Após a ordenação, os dois Diáconos receberam os cumprimentos de familiares, amigos e de todo povo presente na Catedral, em seguida foi servido um coquetel no Salão Paroquial.

image

FONTE – dp15.com