24 de dezembro de 2011

A presença dos Anjos

 

image

A sagrada escritura nos coloca vez por outra diante de uma leitura intrigante, quando descreve a manifestação dos anjos que exercem um papel fundamental para o anuncio da salvação. É o que vimos nessa semana a manifestação do anjo Gabriel ao anunciar a gravidez de Maria (1,26-38), e a presença do anjo do Senhor ao anunciar para Zacarias que Isabel sua esposa estaria grávida. (Lc 1,11).

Dois personagens que acolheram o anúncio do anjo de forma diferente. Enquanto Zacarias duvidou e por isso ficou mudo, Maria questionou primeiramente e acolheu a  o anuncio dizendo : “ Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra”(Lc1,38).

São textos que perturbam a racionalidade humana, pois mostra de forma clara a manifestação do divino em nosso meio. Como estão divididos esses anjos? Como podem agir em nosso meio?

O teólogo São Tomás de Aquino divide os anjos em hierarquias e nove coros, baseando-se nas escrituras: Paulo fala dos Tronos, das Dominações, das Virtudes, das Potestades, dos Principados; Judas fala dos arcanjos; Isaias fala dos Serafins; Ezequiel dos Querubins; e por fim o nome anjos está em muitos lugares das escrituras.

A sua ação depende da nossa abertura de coração para aceitar a sua proposta de amor e de seguimento, acredito que tanto Maria, quanto Zacarias poderiam ter recusado o anúncio do anjo, mas acreditaram e deram o sim verdadeiro e de coração.

Enfim, sabemos que os anjos existem e estão até a nos proteger, como é o caso dos anjos da guarda, e por sua vez estão a anunciar em nossos corações o natal de Jesus nosso Senhor e salvador.

Oração :

Deus Pai de bondade, vós que sois bom e misericordioso para com todos, ilumina-nos neste Natal do Teu Filho Jesus para acolhermos sua Palavra em nossos corações. Que os santos anjos estejam a iluminar cada um de nós seus filhos queridos e amados. Amém.

RICARDO DE MOURA BORGES – FORMADO EM FILOSOFIA PELO ICESPI E ATUALMENTE CURSANDO HISTÓRIA NA UFPI

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...