5 de junho de 2012

Corpus Christi

A solenidade de Corpus Christi é celebrada anualmente em uma quinta-feira. Essa festa tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, ou seja, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Encontramos biblicamente na passagem de Jo 6, 55-59:

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.

A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

Hoje vivenciamos em nossa diocese com muita alegria esse momento. E esperamos cada vez mais a participaçao de mais e mais fiéis. Confiemo-nos ás mão de Jesus para podermos sempre ver, sentir e presenciar Jesus Eucaristico.

Ricardo Borges

RICARDO DE MOURA BORGES – FORMADO EM FILOSOFIA PELO ICESPI E ATUALMENTE CURSANDO HISTORIA NA UFPI