28 de junho de 2012

É preciso ter Fé para seguir a Jesus

 

O Catecismo da Igreja Católica nos da uma definição de fé, que se torna muito apropriada. Vejamos: É um dom de Deus, uma virtude sobrenatural infundida por Deus. (CIC 153). Aqui nos cabe a seguinte indagação: Temos fé em Deus? Quanto é a nossa fé na revelação divina, e em Jesus nosso Senhor? Interessante notarmos a presença de fé em dois personagens bíblicos situados em Marcos 5, 21-43.

Primeiramente vemos neste relato o aparecimento de um pai de família, desesperado que vai até o encontro de Jesus para pedir a cura de sua filha que se encontra muito doente. Esse pai, denominado por Jairo vai ao encontro de Jesus impulsionado pela fé. Talvez, Jairo já havia levado sua filha aos melhores médicos para cura-la, mas nenhum deles teve êxito, contudo, Jairo não desiste e vai ao encontro de Jesus e suplica movido pela fé. Minha filhinha está morrendo. Vem e põe as mãos sobre ela para que sare e viva. E Jesus acompanhou Jairo... ( Mc 5,23-24).

Depois surge outro personagem intrigante. Uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos, que padeceu na mão dos médicos, e que gastara tudo o que tinha, ao melhorar acabou piorando cada vez mais. É uma mulher sem nome, uma mulher que depositou toda sua confiança nas mãos dos médicos, agora coloca sua fé nas mãos de Jesus. E diferente de Jairo ela não se coloca de primeiro instante na presença do Mestre, mas sua fé é tão grande que imagina que simplesmente ao tocar a roupa de Jesus ficará curada. E não é que dá certo...

Fico imaginando as pessoas daquela multidão. Penso que outras tinham enfermidades, e muitas ate sem querer tocaram nas vestes de Jesus, contudo nenhuma destas teve fé como essa mulher descrita no evangelho.

Então ela foi ao meio da multidão, aproximou-se de Jesus por trás e tocou na roupa dele, porque pensava: “Ainda que toque só na roupa dele ficarei curada”. A hemorragia parou imediatamente. E a mulher sentiu no corpo que estava curada da doença. (Mc 5, 27b).

Logo depois da cura, a mulher foi ao encontro de Jesus, caindo aos seus pés, contou toda a verdade.

Jesus disse a mulher: “Minha filha, sua fé curou você. Vá em paz e fique curada dessa doença” (Mc 5,34).

E o nosso amigo Jairo como ficou? Penso que ao ver a cura dessa mulher, sua fé deve ter aumentado, contudo a sua filha estava doente e mesmo confiante seu coração ficou perturbado, com a noticia do falecimento de sua filha. Agora entra uma prova de fé para Jairo, pois Jesus havia curado uma mulher doente, mas será que ele poderia ressuscitar um morto?

Jairo deve ter ficado desesperado, com o coração triste, mas não perdeu sua fé. Jesus ouviu a noticia, mas insiste: “apenas tenha fé” (Mc 5,36).

O desespero muitas vezes toma conta de nosso coração, as portas se fecham, a escuridão nos aflige, mas Jesus nos diz: “tenha fé”. E saem Jesus, Pedro Tiago, João e Jairo ao encontro dessa menina de apenas 12 anos de idade. Uma criança que estava entrando na adolescência, cheia de sonhos, planos e com uma vida inteira pela frente, que se interrompe com uma doença que a leva a morte.

Ao chegar a cada do chefe da sinagoga, Jesus pede para todos saírem permanecendo apenas Pedro, Tiago, João, Jairo e sua esposa, a menina morta e o próprio Jesus. Ao entrarem no quarto onde estava a menina, Jesus diz: “Menina Levanta-te.”.

A menina levantou-se imediatamente e começou a andar. E todos ficaram muito admirados. (Mc 5, 41-43).

São exemplos de duas pessoas do cotidiano de Jesus e do nosso cotidiano também. Pessoas comuns como nós, que se diferenciam unicamente pela , em Jesus nosso Salvador.

Uma virtude, dom de Deus que é colocada no intimo de nossos corações, desde que confiemos por um ato de liberdade e de amor nas palavras de Jesus. Acolher e sentir essa fé que nos impulsiona para as maravilhas do Reino.

Sejamos, pois confiantes no amor de Deus e nas palavras de Jesus. E peçamos sempre a graça de obtermos esse dom maravilhoso que é a . Sigamos confiantes nos caminhos de Jesus e em seu pedido: “apenas tenha fé” (Mc 5, 16 b).

ORAÇÃO

SENHOR DEUS DE BONDADE VOS PEDIMOS O DOM DA FÉ PARA PODERMOS SUPERAR AS DIFICULDADES QUE NOS SÃO IMPOSTAS NO DIA-A-DIA. QUE O SEU FILHO JESUS CRISTO ESTEJA SEMPRE AO LADO DAQUELES QUE O PROCURAM SINCERAMENTE DE CORAÇAO. A EXEMPLO DE JAIRO E DAQUELA MULHER QUE SOFRIA DE HEMORRAGIA, POSSAMOS TER FÉ EM SEU FILHO NOSSO SENHOR. AMÉM.

image

RICARDO DE MOURA BORGES – FORMADO EM FILOSOFIA PELO ICESPI E ATUALMENTE CURSANDO HISTÓRIA NO ICESPI.

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...