2 de junho de 2012

EM BUSCA DA PAZ

paz-4523_4523

Essa busca constante está presente no ínterim de toda a vida existencial. São pessoas de diversas localidades, crenças, costumes, culturas que almejam a paz. Muito se debate, reflete e se aprofunda sobre a paz. Temos a ONU que se preocupam com a paz mundial, as religiões de diversas formas que se embasam na paz, e até mesmo aqueles que não acreditam em uma realidade divina, procuram pela paz entre os homens. E nós católicos como podemos encontrar a paz? Será que ela esta tão difícil de ser encontrada em nossos dias?

Essa paz inquietante que nos movimenta e faz sairmos de sim para o encontro do outro, se faz cada vez mais presente em nossas vidas. Somos impulsionados a dizer: “não estamos satisfeitos com a situação atual, queremos mudança... queremos paz”. Ou por diferentes situações vemos constantemente a seguinte frase: “o que me falta”? Tenho bens, sou livre, mas não tenho paz... onde encontrar a paz em meu coração?

Para as mais diversas situações vemos as respostas nas Sagradas Escrituras. Vejamos alguns exemplos:

· Em Jó 22:21 “Apega-te, pois, a Deus, e tem paz, e assim te sobrevirá o bem.”
Paz significa estar bem com Deus.

· Em João 14:27 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”
A paz é um resultado da obediência às leis de Deus.

Essa busca incessante pela Paz nos trás conforto e principalmente quando lemos a grande exortação do papa Bento XVI na celebração XLV do dia mundial da paz, onde o santo padre prioriza a educação dos jovens para a justiça e para a paz.

Assim vivenciamos em nossa diocese a Caminhada da Paz realizada anualmente, com esse propósito de sermos cada vez mais próximos de Jesus, e fortalecidos pela palavra de Deus e pelos seus apóstolos (o papa em sua exortação e o bispo e padres de nossa diocese).

Com a comunidade orante, reunida vemos a presença real de Cristo, pois observamos nessas caminhadas da Paz em Picos a proliferação do evangelho e a conscientização do que é ser um verdadeiro cristão católico.

Sejamos firmes nos propósitos do reino de Deus e busquemos a verdadeira paz que acalenta os nossos corações me Nosso Senhor Jesus.

Oração

Senhor Jesus, ilumina a cada um de seus filhos amados e queridos, para que possamos guiados pela Tua Palavra alcançar a Paz almejada. Amém.

Ricardo Borges

RICARDO DE MOURA BORGES – FORMADO EM FILOSOFIA PELO ICESPI E ATUALMENTE CURSANDO HISTÓRIA NA UFPI.