18 de setembro de 2012

Pastoral Vocacional do Regional Nordeste IV se reúne em Picos

A Diocese de Picos sediou entre os dias 14 e 16 de setembro a Assembleia Regional do Serviço de Animação Vocacional – SAV. O encontro foi realizado no Centro de Treinamento Diocesano e contou com participantes de sete das oito dioceses do Piauí.

De acordo com o Padre Gilberto Felipe, Coordenador Regional da Pastoral Vocacional, o evento teve como proposito reunir padres, religiosas e leigos representantes das dioceses com o objetivo de animar, bem como planejar e avaliar as atividades da Pastoral Vocacional no Estado.

“Acontecem muitas ações de animação vocacional, mas eu penso que ainda estamos desarticulados, falta uma organização maior. Muitas vezes nas assembleias diocesanas não se fala muito em Pastoral Vocacional, mas existem grupos que estão realizando esse trabalho, o nosso desejo é que esteja entre as prioridades das dioceses, pois é uma urgência da Ação Evangelizadora da Igreja  no Brasil, presente no quarto item que fala em uma Igreja ministerial, comunitária. Ainda falta uma cultura vocacional onde todas as pastorais, todos os movimentos e setores trabalhem no sentido de tomar a consciência que são chamados por Deus e de que devem responder a esse chamado”, afirma o Pe. Gilberto.

O Coordenador Regional também lembrou que Pastoral Vocacional não deve atuar apenas com as pessoas que desejam ser padres ou freiras, mas não esquecendo que toda pessoa é chamada por Deus e cada um deve tomar consciência de qual é a sua vocação.

A Assembleia realizou ainda um momento de formação, que contou com a Assessoria do Diácono Permanente Wilson Santos Costa, da Arquidiocese de Teresina, realizando o estudo do documento final do II Congresso Vocacional Latino Americano, que aconteceu em Costa Rica no ano de 2011.

Durante a realização, dom Alfredo Shaffler, Bispo Diocesano de Parnaíba e referencial da Pastoral Vocacional, falou aos participantes através de videoconferência. Na oportunidade destacou a alegria em poder contribuir para o trabalho desta pastoral e recordou o tripé formado pela Palavra de Deus, Oração e Eucaristia.

“Devemos cada vez mais usar o método da leitura orante e nos interessar para que a Palavra de Deus chegue a todos os jovens, para que eles gostem da Palavra e a partir dela possam se encaminhar para a Oração e isso os levará para o ponto alto da nossa vida cristã, a Eucaristia”, disse.

Os participantes também aproveitaram para interagir com dom Alfredo fazendo perguntas e promovendo um espaço de reflexão sobre o papel da animação vocacional. No sábado, 15 de setembro, participaram da Santa Missa na Catedral Nossa Senhora dos Remédios, como parte das atividades celebrativas alusivas à programação.

Fone: dp15.com