14 de fevereiro de 2013

Diocese de Picos lança Campanha da Fraternidade durante coletiva de imprensa

Com o intuito de difundir as propostas da Campanha da Fraternidade 2013, que traz como tema “Fraternidade e Juventude”, a Diocese de Picos realizou na manhã desta quarta-feira de Cinzas, 13 de fevereiro, o lançamento da CF durante coletiva de imprensa.

O evento foi realizado no Salão Paroquial da Catedral Nossa Senhora dos Remédios e contou com a presença de diversos meios de comunicação da cidade, além de membros da Pastoral da Juventude e Equipe Diocesana Permanente de Campanha.

Na oportunidade, dom Plínio José, Bispo diocesano de Picos, abriu oficialmente a coletiva falando sobre a importância da Campanha da Fraternidade no Brasil, que completa 50 anos de atuação solidária, tendo iniciado no ano de 1962 pela Arquidiocese de Natal e se oficializada como uma ação nacional em dezembro de 1963.

“Fraternidade é a palavra que mais se aproxima do plano de amor de Deus, pois vai ao encontro do próximo, por isso é a palavra que mais se destaca neste período quaresmal. A Campanha da Fraternidade é uma das experiências mais elevadas que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil tem para a evangelização, pois ela envolve as pessoas em todo país”, recorda o Bispo Diocesano.

Dom Plinio José - Bispo Diocesano de Picos

Dom Plínio também destacou diversas temáticas que já foram refletidas durante a CF, e os gestos concretos no Brasil e na Diocese de Picos. Ressaltou a importância da Coleta da Solidariedade, que acontece no Domingo de Ramos e destina 40% dos recursos para o Fundo Nacional da Solidariedade, posteriormente revertido em projetos sociais pelo Brasil, e 60% para o Fundo Diocesano da Solidariedade, que é transformado em gesto concreto por cada Diocese.

Pe. Francisco Pereira Borges, Pároco de Bocaina e Coordenador da Equipe Permanente de Campanha, destacou as ações da Diocese para que a CF seja vivenciada de forma verdadeira pelo fiéis, desde a capacitação dos multiplicadores realizada em nível de Regional Nordeste IV, na cidade de Teresina, até as formações Diocesanas e Paroquiais.

Pe. Francisco Pereira Borges- Pároco de Bocaina e Coordenador da Equipe de Campanhas

“Em nossa Diocese realizamos um encontro com representantes de todas as paróquias nos dias 06 e 07 de janeiro, onde aprofundamos sobre a CF. Essas pessoas que vieram, assumiram a missão de assessorar este encontro em suas paróquias. Também vamos realizar palestras nas escolas públicas e privadas, estudo e aprofundamento da CF com os professores, coordenadores e diretores das escolas, o prolongamento da Campanha da Fraternidade continua com a realização da Caminhada da Solidariedade e da Paz na cidade de Picos, que não é apenas da cidade de Picos, mas envolve pessoas de toda Diocese”, afirma.

Robério Portella, Coordenador Regional da Pastoral da Juventude, também participou da coletiva, se aprofundando especificamente sobre a CF 2013.

Robério Portela - Coordenador Regional da Pastoral da Juventude

“A juventude é convidada a viver aquilo que a as diretrizes da nossa Igreja nos propõem, nós temos três eixos principais que vão nortear a Campanha da Fraternidade: o primeiro trata da juventude dentro de um contexto de mudança de época, que é percebida com as mudanças de paradigmas, quando somos convidador a refletir de que forma enxergamos a juventude dentro deste contexto de mudança de valores; outro eixo é a juventude e a cultura mediática, que muitas vezes aproxima quem está longe e distancia quem está perto, onde refletimos de que forma a juventude se insere neste contexto, principalmente o das redes sociais; e por último o fenômeno da pluralidade juvenil, onde jovens se mobilizam em ‘tribos’, seja no meio social, eclesial, urbano e rural. A partir destes aspectos a Igreja nos proporciona este olhar tão carinhoso, tratando-nos como prioridade, escolhendo a juventude para assumir a linha de frente e proporcionando ações voltadas para os jovens”, acrescenta.

O Pe. Francidilso Nascimento, Coordenador Diocesano do Setor Juventude e Pároco de Simões, iniciou sua fala ressaltando que 2013 foi instituído como Ano da Juventude no Brasil e destacou as ações realizadas na Diocese de Picos.

Pe. Francidilso Nascimento - Pároco de Simões e Coordenador Diocesano do Setor Juventude

“Dentro deste contexto a nossa Diocese tem trabalhado para vivenciar da melhor forma a Campanha da Fraternidade e Jornada Mundial da Juventude, também estamos vivendo um tempo de graça com os jovens que se colocam a disposição da Igreja para evangelizar a partir da 3ª Missão Jovem, que segue até outubro deste ano e culmina com a Romaria Regional da Juventude na cidade de Picos, quando receberemos jovens de todas as dioceses do Piauí. Também estamos nos preparando para receber 200 jovens estrangeiros na Semana Missionária, que acontece entre os dias 16 e 20 de julho e trata-se de uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude. Juntamente com todos os movimentos juvenis estamos nos preparando para a 9ª Caminhada da Solidariedade e da Paz, que trará a juventude como tema e será realizada no dia 02 de junho, e de maneira especial estaremos participando da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de junho, onde nos encontraremos com o novo Papa”, pontua.

Após as explanações, os profissionais da imprensa realizaram perguntas aos membros da coletiva a partir dos tópicos que foram apresentados. O evento foi encerrado com um coquetel servido no próprio Salão Paroquial.

O lançamento da Campanha da Fraternidade com os jovens de Picos acontece no dia 16 de fevereiro, às 20h, com um show musical e cultural no Espaço de Eventos da Catedral. O evento terá entrada franca e contará com participação de bandas, músicos picoenses, além de grupos de dança e teatro.

FONTE: dp15.com